- Publicidade -
- Publicidade -
22.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Eleição para presidência da Câmara de Balneário Camboriú será em dezembro e já tem três interessados

A eleição da próxima presidência da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú acontece no final de dezembro, mas as discussões para saber quem vai concorrer já estão acontecendo. Três nomes demonstraram interesse, Juliana Pavan, Omar Tomalih e Cristiano Santos.

Juliana Pavan

(Divulgação/Gabinete)

A vereadora Juliana Pavan explicou ao Página 3 que foi procurada, na última semana, por diversos vereadores [ela preferiu não citar os nomes] que a incentivaram a tentar a presidência da Câmara. 

“Por isso, comecei a olhar com outros olhos. Estou recebendo incentivo, inclusive de vereadores que eu não imaginava. Em setembro, fui procurada por dois vereadores e eu disse que tinha interesse, mas que não estava focada nisso, porque as eleições estavam próximas e considerava cedo… mas passou o primeiro turno, e nessa última semana mais vereadores me procuraram. Não foram dois ou três, foram vários. E da forma que estou sendo procurada, estou me sentindo motivada a encarar esse desafio”, diz.

- Publicidade -

Juliana salienta que a última mulher a presidir a Câmara foi Iolanda Achutti, há 15 anos, em 2007, na 10a Legislatura, e que está na hora de uma representante feminina ocupar novamente a cadeira. 

“Sei que ainda está muito cedo, porém estamos nos encaminhando para o 2° turno das eleições e a eleição na Câmara ocorre no fim de dezembro e já assume 2023 com nova presidência. Como fui muito procurada nos últimos dias, me motivei a encarar esse desafio. Acredito que tenho condições, assim como os demais vereadores. Estou avaliando. De fato tenho coragem e responsabilidade para encarar – exige muita responsabilidade, aliás. Vejo que é um cargo importante e acredito que estou pronta”, acrescenta.

Omar Tomalih

(Divulgação/Gabinete)

O atual secretário de Articulação de Balneário Camboriú, Omar Tomalih, já foi presidente da Câmara entre 2019 e 2020 e também está cogitando ocupar novamente a cadeira. 

“Na realidade, estamos conversando com os colegas vereadores para ver a possibilidade, eu gostaria que tivesse um nome de consenso. Eu já fui presidente da Câmara na gestão passada, me envolvi com a reforma do prédio e também deixei muitos projetos que não consegui concluir por conta da pandemia. Se eu for um nome de consenso, se eu conseguir construir com a maioria, vou colocar meu nome à disposição, sim”, disse ao Página 3. 

Omar citou outros nomes que também estariam interessados – Gelson Rodrigues, atual vice-presidente do Legislativo, Anderson Santos e David Fernandes ‘LaBarrica’. 

“Estou analisando a questão porque hoje estou como secretário de Articulação, que também é uma função importante. Sei que tem outros nomes bons, e ainda não bati o martelo. Temos tempo, a eleição é no fim de dezembro”, pontuou.

Cristiano dos Santos

(Divulgação/Gabinete)

Outro nome interessado na presidência é Cristiano José dos Santos, que inclusive disputou o cargo no início de 2021 e perdeu para o atual presidente, Marcos Kurtz. 

- Publicidade -

Ele disse ao jornal que estão ‘construindo nomes’ junto ao governo municipal. 

“Tem outros nomes que se colocaram à disposição. Tem vários. Faremos uma reunião para chegar em consenso, acredito que só depois do 2° turno das eleições que vão se encaminhar as conversas. Eu disputei a presidência na eleição passada, e estou com o nome à disposição novamente, mas o governo tem outros líderes na Câmara e temos que discutir quem vem”, apontou, citando que o prefeito Fabrício Oliveira deve discutir a situação com a base. 

“Ainda não está decidido. Após 30 de outubro vamos conversar e ver quem vem”, completou.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -