- Publicidade -
- Publicidade -
28 C
Balneário Camboriú

Ex-vereadores falam sobre o desempenho legislativo e o futuro profissional

- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Lei de ciclomotores e patinetes nasce desmoralizada e com difícil aplicação

É certo que resolver um problema que envolve informação e conscientização das pessoas não é tarefa simples, mas sem fiscais ou monitores não funciona.

Não haverá mais retenção de IR na fonte para pessoas físicas contempladas pela LIC de Balneário

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú retificou o edital da Lei de Incentivo à Cultura (LIC 2025), informando que...
- Publicidade -
- Publicidade -

Nove dos 19 vereadores da legislatura de Balneário Camboriú que terminou dia 31 de dezembro, não fazem mais parte da Câmara. Dois deles, Juliana Pavan (PSD) e Nilson Probst (MDB), porque foram eleitos prefeita e vice-prefeito.

André Meirinho e Lucas Gotardo concorreram ao cargo de prefeito, David La Barrica concorreu a vice-prefeito na chapa do PL e Gelson Rodrigues e Arlindo Cruz não concorreram à reeleição legislativa. 

Rodaram nas urnas Patrick Machado e Omar Tomalih, mas ambos trabalharão no governo de Juliana Pavan. Patrick é o Diretor Geral da Secretaria da Segurança e Tomalih assumiu o cargo de secretário de Assistência Social, Família e Mulher.

Arlindo Cruz também concorreu sem sucesso, apesar de ter obtido 1.384 votos, mais do que 10 outros candidatos que obtiveram a vaga, devido aos cálculos que proporcinalidade.

O vereador Cristiano Santos conquistou a reeleição, mas assumiu a Secretaria de Obras.

Os outros nove reeleitos são: Alessandro Teco (DC), Anderson Santos (PL), Victor Forte (PL), Marcelo Achutti (MDB), Asinil Medeiros (PL), Eduardo Zanatta (PT), Kaká Fernandes (PL), Eliseu Pereira (MDB) e Marcos Kurtz (Podemos).

Nesta reportagem, seis dos nove ex-vereadores que não se elegeram, falaram sobre seu futuro profissional e político, respondendo duas perguntas padronizadas. Acompanhe:

André Meirinho

Administrador, pós graduado em Direito Público Municipal e MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável, vereador nos últimos 8 anos

(Divulgação)

Qual a atividade que irá desempenhar daqui para frente?

“A partir de 2025, retorno para a atividade de bancário, sou funcionário do Banco do Brasil desde 2004; e também estarei na atividade de professor para o ensino superior”.

Faça uma breve avaliação da sua atividade legislativa que encerrou em 31 de dezembro de 2024

- Continue lendo após o anúncio -

“É uma honra ter sido vereador em Balneário Camboriú, me dediquei muito ao mandato sempre buscando o melhor para o presente e futuro da nossa cidade. Dentre os projetos aprovados, destaco:

  • Emenda à Lei Orgânica do Programa de Metas que determina que os prefeitos devem prestar contas das promessas de campanha;
  • Lei de Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável, visando água em quantidade e qualidade para presente e futuro de BC e que recebi o reconhecimento do 1° Prêmio do Boas Práticas do Legislativo Catarinense pela Uvesc;
  • Lei de Inovação, Ciência e Tecnologia visando diversificar a economia de BC e que recebi o prêmio regional de Inovação pela Acibalc/Amfri/Sebrae;
  • Lei do Plebiscito, Referendo e de Iniciativa Popular;
  • criação dos Bairros de Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho;
  • Lei de Transição de Governos;
  • do Conselho de Relações Internacionais e Federativas;
  • do programa de adoção de praças e espaços públicos;
  • das novas leis e avanços na Lei de Patrocínio de direito à denominação “Naming Rights” em que eu tinha criado ainda enquanto secretário da fazenda a primeira Lei do Brasil sobre o tema e que fiz primeira tese de doutorado do Brasil visando ampliar receitas sem custos para a população.
  • Lei que isenta estacionamento rotativo nos feriados, entre tantas outras.

Sempre me mantive independente, meu compromisso foi votar a favor do que fosse melhor para a cidade e me posicionar contrário quando não era. 

No papel de fiscalizador, destaco as ações na autoria e trabalho da CPI do Saneamento, um dos temas fundamentais para a nossa cidade. 

Conquistei emendas parlamentares, destaco R$ 1 milhão, com o Senador Amin para saúde e inovação. 

Fiz várias audiências públicas para ouvir a comunidade. 

- Continue lendo após o anúncio -

Tive a oportunidade de estar na mesa diretora e em 2024 fui presidente da Escola do Legislativo quando foi feita a reestruturação da escola, diversas parcerias e a criação do Programa Parlamento Universitário. 

Fico feliz ao pensar em todo o trabalho realizado e da contribuição para o desenvolvimento de Balneário Camboriú. 

Sempre prestei contas das ações do mandato com transparência. No site www.andremeirinho.com.br a população pode saber mais também sobre outras leis aprovadas e o que foi feito durante esses oito anos de mandato nos relatórios de prestações de contas anuais.

Agradeço a Deus e ao povo de Balneário Camboriú pela oportunidade e desejo a todos um 2025 de muitas bençãos!”


Gelson Rodrigues 

Advogado, vereador nos últimos 8 anos

(Divulgação)

Qual a atividade que irá desempenhar daqui para frente?

“Voltarei a advogar efetivamente, no meu escritório de advocacia, que possuo há 25 anos (Rodrigues Advogados Associados), e também estarei atuando mais no ramo gastronômico, porque adquiri um restaurante na beira da Atlântica (Restaurante Bar da Brahma Atlântica), e com possibilidade de adquirir outros estabelecimentos comerciais no ramos gastronômico”.

Faça uma breve avaliação da sua atividade legislativa que encerrou em 31 de dezembro de 2024

“Com relação ao desempenho na atividade legislativa, entendo que foi bem positivo, satisfatório, sinto-me com o dever cumprido, com mais de 110 projetos aprovados, mais de 900 indicações ao prefeito para melhorias na cidade. Também tive oportunidade de assumir a prefeitura em quatro oportunidades; assumi o  cargo de secretário de Articulação Governamental por quase um ano, então acredito que foi positivo, saio de cabeça erguida pela porta da frente e dizendo talvez um ‘até breve’ para a questão política”.


Lucas Gotardo

Vereador nos últimos 8 anos, foi o mais votado da 14a.legislatura

(Foto: José Deichmann)

Qual a atividade que irá desempenhar daqui para frente?

“Neste momento vou concentrar minha energia na iniciativa privada, irei trabalhar no mercado financeiro, em uma instituição bancária privada e respeitada no país. O meu objetivo agora é construir um pouco de patrimônio e dar novos ares à minha cabeça. 

Mas jamais irei sair da política, concomitantemente vou aproveitar este tempo também para estudar, me aprimorar e fortalecer meu grupo político. 

Continuarei participando de eventos e de discussões importantes aqui no município. 

Continuarei filiado ao partido Novo, e se minha atividade profissional permitir, eu assumirei o partido Novo aqui em Balneário Camboriú. 

Darei todo o suporte necessário ao vereador Naifer, que está no meu lugar neste momento. 

Nosso time é sólido, e fazemos política a longo prazo. 

E sim, tenho pretensões de vir candidato em 2026, meu nome está à disposição do meu partido e principalmente do estado de Santa Catarina. 

Aproveito o espaço para agradecer novamente as 6.110 pessoas que votaram em mim para prefeito, e agradeço imensamente a cidade de Balneário Camboriú por ter me elegido vereador por duas vezes, sendo uma delas o mais votado da cidade (2020). 

Como eu falei no meu último discurso, isso não é um Adeus, é um até logo. 

Gratidão Balneário Camboriú, até logo!” 

Faça uma breve avaliação da sua atividade legislativa que encerrou em 31 de dezembro de 2024

“Foram 8 anos intensos, de muito aprendizado, muita evolução. Lembro uma vez que eu dei uma entrevista ao próprio jornal Página 3, que eu buscaria realizar um mandato de excelência, e na minha humilde opinião eu fiz um mandato excelente. Entreguei o melhor de mim em todos os momentos, foram noites em claro estudando e analisando projetos, planilhas e documentos com o objetivo de fiscalizar a cidade. 

Não me submeti a um governo que muitas vezes tratou o legislativo no cabresto. 

Fiscalizei de forma intensa a nossa empresa de água e saneamento (Emasa), mostrando um situação absurda que estava debaixo do nariz de todos nós. Mas pouquíssimas pessoas falavam sobre. Eu fui o pioneiro neste assunto, e se hoje a cidade abraça a causa é porque eu comecei a falar sobre lá trás. 

Todas as sessões da câmara eu me preparei, para ir com consciência na hora das votações, barrei muito projeto ruim, que só trazia prejuízo e burocracia para a cidade. 

Enfim, eu realmente fiz jus aos votos recebidos, e ao dinheiro do pagador de impostos. 

Enfrentei tudo e a todos para trazer mais liberdade para os moradores de Balneário Camboriú. 

Minha jornada continua, e logo chegarei aos altos da Dinamarca. 

Está escrito, é só questão de tempo”.


David La Barrica

Empresário (Pizzaria La Barrica), foi vereador nos últimos 8 anos

(Divulgação/CVBC)

Qual a atividade que irá desempenhar daqui para frente?

“Vou tocar a pizzaria da família (La Barrica), que tem 36 anos e também vou administrar a empresa de elevadores do meu pai, que no momento está internado”.

Faça uma breve avaliação da sua atividade legislativa que encerrou em 31 de dezembro de 2024

“Foram oito anos de uma experiência que jamais vou esquecer, nunca estive envolvido na política, mas concorri e tive a felicidade de ganhar. Depois fui à reeleição e ganhei novamente.

Nestes oito anos, aprendi como funciona tanto o Legislativo como o Executivo, porque tive oportunidade de assumir por sete vezes a prefeitura, é um mundo ao qual as pessoas que não estão envolvidas não sabem direito qual a função do vereador, do prefeito, como é a parte burocrática do poder público e nesses oito anos aprendi bastante coisa a respeito de como funciona um poder público. Foi uma experiência que não vou esquecer pelo resto da minha vida”.


Omar Tomalih

Advogado e empresário, vereador nos últimos 8 anos

(Divulgação)

Qual a atividade que irá desempenhar daqui para frente?

“Assumi a Secretaria de Assistência Social, Família e Mulher, é um novo desafio que recebi da prefeita Juliana e que vamos conduzir com o maior carinho e zelo, porque é uma secretaria que cuida de pessoas, que faz um trabalho de acolhimento, de abraço às pessoas e vamos cuidar das pessoas, em especial de quem cuida das pessoas, fortalecer o SUAS, que é fundamental e que precisa de uma atenção especial e fortalecer principalmente nossos técnicos que são a linha de frente e que tem um contato direto com a população”.

Faça uma breve avaliação da sua atividade legislativa que encerrou em 31 de dezembro de 2024

“Foram dois mandatos de vereador que me ajudou a  crescer muito, a conhecer o município de ponta a ponta, hoje tenho orgulho de dizer que foram oito anos onde me doei em todos os sentidos buscando dar o melhor para Balneário Camboriú. Fiquei uma boa parte no Legislativo e outra no Executivo, mas sempre buscando o melhor para BC. 

Em resumo, foi um grande aprendizado, aprender a conhecer as pessoas, aprender a sentir a dor dos necessitados, a saber as reais necessidades da cidade, conhecer a cidade como a palma da mão, hoje conheço de canto a canto, sei tudo que precisa, sei o que precisa ser feito e tudo isso foi mais do que uma escola, foi uma grande faculdade e agora vamos aplicar esse conhecimento, essa bagagem no Executivo”. 


Patrick Machado

Formado em Processos Gerenciais pela Unicesumar, trabalha na área de segurança, foi vereador nos últimos 8 anos

(Divulgação)

Qual a atividade que irá desempenhar daqui para frente?

“Estarei exercendo a função de Diretor Geral da Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú”.

Faça uma breve avaliação da sua atividade legislativa que encerrou em 31 de dezembro de 2024

“Esses dois mandatos pra mim foram especiais, além de ter tido a oportunidade de poder estar vereador pelo município no qual nasci, foram muitos os aprendizados, projetos e emendas aprovadas, muitas indicações e reivindicações para buscar melhorar a vida das pessoas que aqui vivem. Foram sete anos lutando por uma bandeira na qual me sensibilizei, que é da doença chamada Fibromialgia. Finalizei meu mandato conseguindo com a ajuda de amigos a compra de um aparelho que ajuda a amenizar a dor dessas pessoas que tanto sofrem com essa doença. 

Também conseguimos uma emenda do Deputado Rodrigo Minotto no valor de 150.000 para o ABC do Vôlei que faz um lindo trabalho na área do esporte no nosso município atendendo mais de 300 crianças. 

Saio com orgulho e de cabeça erguida, pois sei que representei de forma honrada as pessoas que me confiaram o seu voto nesses dois mandatos e a cidade que nasci”.


Nota: O ex-vereador Arlindo Cruz não respondeu as duas perguntas da reportagem até o fechamento desta edição.

- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

28,3k Seguidores
Seguir

Para receber notícias do Página 3 por WhatsApp,
clique aqui e entre no grupo
.