O I Fórum Municipal de Políticas Públicas da Pessoa Idosa, realizado nesta quarta-feira (23), teve boa presença do público interessado, que apresentou as maiores necessidades e demandas, que agora serão encaminhadas ao poder público.
Organizado pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI) e Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), o Fórum teve palestras dividiu o programa em três assuntos, ligados à saúde, mobilidade e acessibilidade, espaço, cultura e lazer.
A secretária da SPI, Juliethe Nitz disse que na área da saúde, os idosos sugeriram um programa de atendimento domiciliar exclusivo e pediram que seja respeitado o tempo de espera de retorno das consultas médicas.
“Também apontaram a humanização do atendimento em todos os equipamentos”, acrescentou Juliethe.
Segundo Juliethe, em relação à mobilidade urbana, a principal demanda foi a falta de acessibilidade das calçadas, assim como árvores no meio do passeio.
“Também pediram um transporte público eficiente, sugeriram utilização de vans e mais acessibilidade na areia da praia, pois só tem um ponto na Barra Sul. Em relação à segurança, palestras informativas sobre os golpes e formas de prevenção desses golpes eletrônicos”, colocou Juliethe.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso e coordenadora do Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), Ana Carolina Cavalli disse que o resultado do Fórum foi positivo, foram abordados diversos assuntos apresentados pelos participantes.
“A partir destas demandas serão discutidas políticas públicas para a pessoa idosa”, disse.