- Publicidade -
- Publicidade -
22.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Irmãos com prioridade para estudar na mesma escola e autistas terão carteira de identificação em Balneário Camboriú 

Os dois projetos foram aprovados na sessão legislativa desta terça-feira, 23

Os vereadores aprovaram dois projetos por unanimidade, na sessão desta terça-feira (23) e que seguem, agora, para sanção do prefeito.

O primeiro a ser votado foi o Projeto de Lei Ordinária 135/2022, do vereador Alessandro Teco (Republicanos), que determina o direito de prioridade de matrícula de irmãos na mesma unidade escolar da rede municipal de ensino.

A proposição estabelece que fica assegurada aos irmãos a preferência de matrícula na unidade escolar mais próxima de sua residência, e que caso a unidade mais próxima não disponha de turmas no mesmo nível educacional pretendido para os irmãos, fica-lhes assegurada a preferência de matrícula em unidades escolares com a menor distância possível entre elas.

O segundo projeto a ir à votação foi o PLO 06/2023, do vereador Kaká Fernandes (Podemos), que institui no município a carteira de identificação da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com a proposição, a carteira de identificação será expedida pelo Poder Público Municipal, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhado de relatório médico, confirmando o diagnóstico com a CID-10 F84, bem como de demais documentos exigidos pelo órgão municipal competente.

A carteira terá validade por tempo indeterminado, e, segundo a justificativa do PLO, busca facilitar a identificação das pessoas autistas para que tenham assegurados seus direitos, inclusive o de atendimento preferencial.

O projeto tinha uma emenda do vereador Kaká Fernandes, que foi arquivada a pedido dele. Antes da votação, foi rejeitado um pedido de vista ao projeto, feito pela vereadora Juliethe Nitz (PL), com oito votos contrários e sete votos favoráveis.

Entrega de moções

Professores e alunos do colégio Higino João Pio (Foto Márcio Gonçalves)

No início da reunião, foi feita a entrega de três moções.

A Moção 124/2023, da vereadora Nena Amorim (MDB), é de aplauso aos professores Gabriela Heinen e Marcos Marques, juntamente com os alunos do 2° ano Brenda Silva Gonzalez Francisco, Eduarda Leria da Silva, Kerem Paez de Oliveira, Andrielly Correia do Carmo e Yasmin Goularte Battu, da Escola de Ensino Básico Higino João Pio, pela realização do Projeto “Coletor de Caquinha”.

Professora Maria Célia homenageada (Foto Márcio Gonçalves)

A Moção 125/2023, também de Nena Amorim, é de aplauso a Maria Celia Pereira Pires, pelo trabalho que vem desenvolvendo como professora há 15 anos, tanto na rede de ensino estadual como na rede de ensino municipal.

Igreja Batista, 15 anos (Foto Márcio Gonçalves)

E a Moção 139/2023, dos vereadores Anderson Santos (Podemos) e Alessandro Teco (Republicanos), é de congratulações à Igreja Batista Central, pela passagem dos anos 15 de fundação em Balneário Camboriú, comemorados neste mês.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -