- Publicidade -
- Publicidade -
19.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Jacy Malta que comandou a educação de Balneário Camboriú por sete anos agora é Cidadã Honorária

O ex-vereador Aldemar Bola Pereira esteve na sessão legislativa desta quarta-feira (16) para a entrega do título de Cidadã Honorária para a educadora Jacy Malta, além de dois títulos de Cidadão Benemérito para Manoel Olindino Domingos e para Luiz Carlos Caetano, todos de sua autoria, aprovados pelo plenário em 2020.

Jacy foi secretária de Educação por sete anos (Márcio Gonçalves)

Jacy Malta, natural de São Paulo, mora há quatro décadas em Balneário Camboriú, onde chegou em 1980 com o marido Raimundo Malta (in memoriam) e suas filhas Ludmilla e Tatiana Malta. Ela tem duas netas, Yasmin e Victória.

Graduada em Letras na PUC/Campinas e formada em História com pós-graduação em História do Brasil, pela Univali, também cursou especialização em Psicologia Escolar. Na Universidade Federal de Santa Catarina especializou-se no ensino de literatura portuguesa e inglesa e após foi admitida no Mestrado em Linguística, onde concluiu com louvor, no ano de 2000.

- Publicidade -

Trabalhou como professora em Campinas e seguiu carreira em Santa Catarina. Em Itajaí, lecionou no Colégio São José e Salesiano e no Colégio Nereu Ramos.

Jacy Malta recebeu o título de Cidadã Honorária de Balneário Camboriú (Fotos Márcio Gonçalves)

Em 1997, Jacy Malta assumiu a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, que comandou por sete anos (até 2003).

Movimentou as bases educacionais; zerou o analfabetismo; criou polos de alfabetização de adultos na cidade, até mesmo na Secretaria de Obras, em igrejas, nas prisões, onde fosse indicado um núcleo que houvesse analfabetos, lá estava a Secretaria da Educação.

O lema na época era ‘nenhuma criança fora da escola’ e a prefeitura ofereceu condições para que todos estudassem, através da distribuição de material escolar, de uniformes, tênis e meias, agendas escolares e refeições de qualidade.

Os professores tinham assessoria permanente, para discussão e solução de suas necessidades pedagógicas. O ensino supletivo desenvolveu-se com metodologia própria e apostila criadas pelos professores, conforme a realidade vivenciada.

Foi criado o Departamento de Educação Especial, as crianças que até então não tinham a oportunidade de estar com outras crianças começaram a chegar à Rede Municipal de Ensino.

Foi criado o Projeto Oficinas, que existe até hoje, aulas de línguas, de artes plásticas, de dança, de canto, de informática eram oferecidas a todos os alunos no contraturno escolar.

- Publicidade -

Psicólogas e fonoaudiólogas também ocuparam o espaço escolar.

Levou a Escola de Pais para dentro da escola onde se discutia de forma didática como cuidar dos filhos.

O meio ambiente pela primeira vez fez parte das ações desenvolvidas nas escolas, através da criação do projeto Terra Limpa e do Projeto Ambiarte.

“Fui adotada. Sou balneocamboriuense”

“Este título concedido a mim pela Câmara dos Vereadores, por meio da indicação do meu amigo e ex-vereador Bola, me tocou a alma e meu coração. É bom ser reconhecida, receber gratidão, pois são também formas de amor. O compromisso com nossa bela cidade continua. Agora fui adotada. Sou balneocamboriuense. Agradeço a todos que de uma forma ou outra contribuíram para que eu me tornasse cidadã de Balneário Camboriú”, declarou Jacy Malta ao Página3.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -