- Publicidade -
- Publicidade -
18.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Nota de apoio do PDT de Balneário Camboriú às manifestações populares em defesa do CIEP

A Executiva do PDT de Balneário Camboriú e seu diretório, vem através desta nota apresentar seu apoio às manifestações populares que vem surgindo da comunidade de moradores, alunos, professores e eméritos do CIEP Rodesindo Pavan, que culminaram na intervenção “Abraço ao CIEP” ocorrida no último sábado (24).

Não é novidade a importância social e histórica do colégio para Balneário Camboriú. A única escola de tempo integral mantida pelo município e inspirada no modelo pedagógico revolucionário de Darcy Ribeiro demonstra sua grandeza através do carinho e garra que a comunidade apresenta ao defendê-lo. Importância essa que também se prova pela letra da lei, ao ter se tornado patrimônio imaterial do município no ano de 2020 (Lei nº 4.379, de 11 de março de 2020).

O PDT de Balneário Camboriú também está trabalhando em uma análise jurídica sobre o caso conjuntamente com seus advogados, ponderando a possibilidade de realizar uma ação popular contra a gestão municipal, pelo descaso que culminou no fechamento compulsório do colégio. 

- Publicidade -

É importante frisar que a nova escola, que nunca se tornou nada além de uma promessa, depende de recursos federais nos valores de R$ 20 milhões, portanto, sem a garantia dessa quantia, o projeto da escola que seria o novo CIEP realmente não saiu da escala zero. Aliado a isso, o governo se recusa a apresentar prazos concretos ou assumir compromisso com um calendário de construção, algo que somado com o fator da gestão possuir apenas mais dois anos, nos faz pensar que ela realmente não sairá do papel.

Nosso posicionamento não vem de um oportunismo do momento, lembramos que no ano de 2016, o então candidato Fabrício assumia um termo de compromisso com o PDT em que afirmava “o PDT defende e apresenta o modelo de educação integral com base nos CIEPs, o qual será abarcado no plano de governo da coligação”, além de também se comprometer com a expansão das vagas de ensino integral, uma realidade muito distante do atual descaso que vem custando anualmente cerca de R$ 5,5 milhões em vouchers de educação privada.

Reiteramos, portanto, o compromisso do nosso partido, desde a militância da base até sua representação na Câmara, de defender a causa da educação, que como provada pelas lideranças históricas do Trabalhismo brasileiro é a única maneira de romper com o ciclo vicioso da miséria em nosso país. 

Balneário Camboriú (SC), 28 de junho de 2022

EXECUTIVA MUNICIPAL DO PDT

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -