O vereador Omar Tomalih foi anunciado como o futuro secretário de Assistência Social (atual Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social) no governo de Juliana Pavan, prefeita eleita de Balneário Camboriú, a partir de 1º de janeiro. O convite, segundo Tomalih, foi feito por Juliana na última terça-feira (10).
“A prefeita Juliana me procurou e explicou que havia uma secretaria muito importante, a ‘menina dos olhos’ dela, e que queria alguém com o meu perfil para assumir. Quando ela falou na Assistência Social, foi uma grata surpresa, porque é uma pasta que cuida de pessoas, o que é a essência do serviço público”, destacou Omar.
Com experiência como secretário de Saúde no governo Fabrício Oliveira e uma trajetória que inclui a presidência da Câmara de Vereadores, Omar ressaltou que sua relação com a Assistência Social vem desde o início de sua carreira na vida pública.
“Comecei no Conselho Municipal de Assistência Social da minha cidade, no Rio Grande do Sul, onde despertou meu gosto pela política e pelo serviço público. Estou muito grato por essa oportunidade e vou arregaçar as mangas para trabalhar. Esse é mais um desafio que assumo com seriedade e dedicação”, afirmou.
Sobre as metas para a secretaria, Omar comentou que irá trabalhar ao lado dos funcionários efetivos, conhecer a fundo a estrutura da pasta e focar no cuidado com as pessoas de Balneário Camboriú.
“É uma pasta gigante, com muitos departamentos e programas, mas tenho certeza de que vou me identificar com ela, porque combina com meu jeito e essência. Isso me motiva a trabalhar cada vez mais. A visão e missão dadas pela prefeita é exatamente cuidar das pessoas”, destacou.
Juliana também falou sobre a escolha de Omar para o cargo.
“Ele foi um líder importante na construção da coligação, que teve vitória pelo voto popular. Além disso, é advogado, já foi secretário de Saúde e presidente da Câmara. Quero alguém com perfil que trabalhe dentro da legalidade, com força política e responsabilidade para as políticas públicas e para vinculação ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Não haveria nome melhor neste momento. Fiquei muito feliz que ele aceitou”, declarou.
Entre as primeiras etapas previstas pela nova gestão está a transformação da atual Secretaria de Inclusão Social em Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família. A mudança tem como objetivo captar mais recursos nas áreas de assistência social e mulher, além de vincular políticas públicas e programas às diretrizes do SUAS.
Juliana também enfatizou que programas como Casa da Família, Casa do Autista e Abraços continuarão e serão ampliados.
“O que está dando certo vamos direcionar para toda a cidade. Na área de moradores de rua, por exemplo, queremos trazer o programa Mão Amiga, que acontece em Chapecó, para Balneário Camboriú. Esse projeto integra saúde, forças de segurança, Ministério Público e outras áreas”, explicou.
Outra prioridade será a reorganização administrativa da pasta, dentro da proposta de reforma administrativa, que Juliana disse esperar que o atual prefeito, Fabrício Oliveira, encaminhe à Câmara até esta sexta-feira (13).
“Queremos colocar em prática o quanto antes as melhorias para atender todas as pessoas de forma efetiva”, completou a prefeita.