Mais de 80 pessoas participaram do painel Janeiro Branco: Reflexões e Caminhos para a Saúde Mental, promovido pelo gabinete da vereadora Ciça Müller, na quinta-feira (30), na Câmara Municipal.
Ciça atuou como mediadora e na abertura do encontro, falou sobre a necessidade de ampliar o debate sobre saúde mental na sociedade.
“Precisamos falar sobre isso o ano todo, garantir que as pessoas tenham acesso à informação e acolhimento. Saúde mental é um direito de todos”, ressaltou.
Entre os convidados estavam o psiquiatra Alexandre Balestieri Balan, a psicóloga Monalisa Lunardelli, a comunicadora Val Aguiar e a terapeuta Andrea Teixeira. Cada profissional trouxe sua visão sobre os desafios e soluções para lidar com questões emocionais e psicológicas no cotidiano, com um olhar especial para o impacto da rotina moderna, especialmente na vida das mulheres.
Durante o encontro foram discutidos temas como autocuidado, prevenção ao adoecimento mental, acolhimento psicológico, a relação entre redes sociais e saúde emocional, e os desafios do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
“O Janeiro Branco nos convida à reflexão, mas o debate precisa seguir o ano todo. Precisamos normalizar o cuidado com a saúde mental e garantir que ele seja acessível a todos”, destacou a vereadora.
O Janeiro Branco é uma campanha nacional voltada para a conscientização sobre saúde mental, incentivando reflexões e ações que promovam o bem-estar emocional.