- Publicidade -
- Publicidade -
12.2 C
Balneário Camboriú
8 julho, 2025, 09:48

Permissão de voo livre comercial e individual no Morro do Careca em Balneário Camboriú em discussão na Câmara

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Denúncias sobre pombos em Balneário Camboriú são frequentes

Se projeto que tramita na Câmara pedindo regras e medidas preventivas for aprovado, poderá haver mais fiscalização 
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Cinco projetos de lei ordinária, dois pareceres da Comissão de Justiça e Redação do Legislativo, um pedido de informações, uma moção e quatro indicações (veja a relação completa aqui) estão na pauta legislativa desta quarta-feira (26), a partir das 18h30.

Projetos de vereador

O Projeto de Lei Ordinária 78/2022, do vereador Anderson Santos (Podemos), estará em primeira discussão, e dispõe sobre a permissão de voo livre comercial e individual no Complexo Turístico do Morro do Careca (CTMC), reconhece-os como esporte de aventura de natureza radical, atrativo turístico e de ecoturismo.

O PLO 65/2022 do mesmo autor, dispõe sobre a regularização de imóveis em áreas urbanas consolidadas situados às margens de cursos e corpos d’água no município, e estará em votação.

Voos no Morro da Careca

Apesar do local ser conhecido pelo esporte, até hoje não há uma ‘garantia’ de que o vencedor da concessão do uso do local irá manter a prática do voo no atrativo turístico.
O vereador Anderson explica que o PL nasceu em conversas com praticantes do voo livre, que comentaram que o esporte nasceu em Balneário, onde hoje é o Parque Unipraias, e que desde então há a preocupação de perderem o espaço no Morro do Careca.

- Continue lendo após o anúncio -

“Conversei com a Maria Pissaia, diretora da BC Investimentos, e construímos juntos o projeto que garante que o Morro do Careca seja um espaço para o voo livre, como já é conhecido até nacionalmente. Será um amparo legal para os praticantes, que ficarão mais tranquilos”, comenta.
Anderson acrescenta que o que vai garantir os voos duplos comerciais é a concessão do Morro, que está em andamento. O projeto do vereador não trata do voo comercial e sim da prática do voo livre como esporte.

“Inclusive os praticantes têm ciência de que a concessão irá auxiliá-los a fazerem os voos comerciais. O que estamos buscando agora é garantir, de forma legal, a prática do voo livre, que já acontece mesmo sem a lei municipal, mas como o pessoal tem receio, poderão então ter essa garantia, pois fazem parte do turismo da cidade, e queremos que os futuros exploradores, via concessão, também entendam isso”, completa.

Projetos do Executivo

Os outros três projetos são do Poder Executivo e estarão em votação. 

O Projeto Substitutivo N.º 1 ao Projeto de Lei Ordinária 70/2022 dispõe sobre a criação, ampliação e extinção de cargos do quadro permanente de pessoal do Poder Executivo Municipal.

O PLO 93/2022 institui o Fundo Municipal de Transporte Coletivo Urbano e Mobilidade Urbana – FUMTUM, e cria o Programa Social de Incentivo ao Uso de Transporte Coletivo.

- Continue lendo após o anúncio -

O 126/2022 altera dispositivos da Lei Municipal nº 300/1974, que institui o Código de Normas e Instalações Municipais.

Pareceres

Os dois pareceres da Comissão de Justiça e Redação (CJR) estarão em votação.

O primeiro é contrário ao Projeto de Lei Ordinária 199/2021, do vereador Marcelo Achutti (MDB), que “proíbe o BC Trânsito sobre a fiscalização e multas por meio das câmeras OCR’s instaladas nas viaturas de trânsito”.

O segundo é contrário ao Projeto de Lei Ordinária 206/2021, do vereador Cristiano (PL), que obriga os condomínios residenciais e comerciais a comunicarem aos órgãos de segurança pública a ocorrência de casos de maus-tratos aos animais

A sessão ordinária poderá ser acompanhada a partir das 18h30, no plenário Vereador Walter Eilers, e também pela Rádio Câmara, pelo Facebook, Youtube e site do Legislativo.

- Continue lendo após o anúncio -

fonte: Departamento de Comunicação Social e TV/CVBC

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas