- Publicidade -
- Publicidade -
20.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Prefeito e vereadores de Balneário Camboriú participaram de reunião em Brasília sobre o Promobis

A urgência de investimentos federais para melhorias na BR-101 foi outra demanda que Fabrício levou aos ministros

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, e os vereadores Victor Forte, Gelson Rodrigues, Alessandro Kuehne ‘Teco’ e Cristiano José dos Santos, participaram na quarta-feira (8) de reuniões sobre o Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (Promobis) nos Ministérios das Cidades e dos Transportes junto com lideranças da região da Amfri.

Comitiva da Amfri em Brasília (Divulgação/PMBC)

Promobis contempla Balneário e região

O vereador Victor Forte disse ao Página 3 que o Promobis, projeto pioneiro nesta modalidade no Brasil, foi apresentado aos ministros Jader Filho e Renan Filho. 

“Foi falado sobre a importância dele para a Amfri, ainda mais com o crescimento que toda a região vem tendo. Participaram todos os prefeitos da região (incluindo o presidente da Amfri, Paulo Dalago Müller, prefeito de Bombinhas), menos o de Itajaí, Volnei Morastoni, que não pôde ir. Falamos da importância do projeto para desenvolver o transporte público integrado, assim como o túnel subaquático também, que será o primeiro do país nesse sentido. Sobre Balneário especificamente, foi falado sobre as vias de mobilidade dos bairros Nações e Municípios, os dois bairros inicialmente contemplados dentro do Promobis, que serão reurbanizados”, explicou.

- Publicidade -

Governo Federal com ‘as portas abertas’

Vereadores de Balneário, Cristiano, Teco e Victor (Divulgação/Gabinete Victor Forte )

Victor disse que destacaram na reunião a importância do Promobis para a inclusão social, já que unirá todos os municípios da Amfri via transporte público, algo muito esperado e necessário. 

“Não vamos depender tanto do Governo Federal, mas é importante apoiarem, e eles disseram que estão com as portas abertas caso o Consórcio precise de algo. Foi falado também do caos que é a alta temporada para sair do Aeroporto de Navegantes e chegar até Balneário Camboriú e Bombinhas pela BR-101, porque hoje ela é a ‘avenida’ que liga toda a região, o único trajeto que interliga tudo, e o túnel subaquático tende a auxiliar e trazer mais desenvolvimento”, acrescentou.

Victor informou que ele e os vereadores de Balneário que participaram da reunião, farão um requerimento para que a Amfri vá à Câmara e apresente o Promobis para o Legislativo e comunidade da cidade.

Melhorias na BR-101

O prefeito Fabrício Oliveira explicou que, além do projeto de mobilidade desenvolvido no Consórcio de Municípios da Amfri para a melhoria da fluidez do trânsito da região que tem a participação do Banco Mundial, foi apresentada também outra demanda: melhorias na BR-101. 

“Levamos aos ministros, também, a urgência de investimentos federais para melhorias na BR-101 e para a interligação das Marginais, investimentos esses fundamentais para desafogar o enorme fluxo de veículos na nossa região que cresce e se desenvolve e muito rapidamente”, informou.

Participaram também das reuniões nos ministérios a senadora Ivete da Silveira e o deputado federal Carlos Chiodini.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -