- Publicidade -
- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Retrospectiva 2021 Página 3 – Vereadores: Cristiano dos Santos e Lucas Gotardo

Vereadores relembram projetos apresentados em 2021 e antecipam o que esperam do próximo ano.

Todo final de ano, o Página 3 apresenta a Retrospectiva, ouvindo lideranças da cidade, incluindo os vereadores. A reportagem do jornal procurou os 19 edis, abrindo espaço para que todos pudessem participar desta matéria.

Foram enviadas as seguintes perguntas para todos:

  1. Quais foram as três principais realizações de 2021 em seu mandato?
  2. Qual o principal projeto/ação para 2022?
Acompanhe as respostas de dois dos 15 vereadores que responderam a reportagem do Página 3, dentro do prazo para a publicação desta série de matérias:

Cristiano José dos Santos

“Principais ações de 2021:

Projeto de Lei para redução de fios obsoletos – O projeto deu início a um processo para marcar firme o descaso da Celesc com Balneário Camboriú. O projeto aumenta o valor da multa diária para as empresas que deixarem fios obsoletos para 30 UFM’s (trinta Unidades Fiscais do Município) por infração. Com isso provocamos a intensificação dos mutirões de retirada de fios obsoletos. 

Fios obsoletos

Projeto que institui o banco de milhas – A instituição do Banco de Milhas nasceu para valorizar os atletas da FME. O Projeto garante a autonomia do poder público quanto a premiação ofertada pela aquisição de passagens aéreas para uso de servidores e agentes públicos em missão oficial. Dessa forma será possível a disseminação da prática esportiva em nosso município, bem como a valorização dos atletas de nosso município que se classificam em campeonatos e eventos que necessitam de passagens aéreas. 

Defesa animal

Maus tratos aos animais – Neste mês de dezembro protocolei o Projeto que obriga os síndicos dos condomínios residenciais e comerciais a comunicarem aos órgãos de segurança pública a ocorrência de casos de maus-tratos aos animais. 

- Publicidade -

Trabalho junto do meu gabinete sempre buscando o melhor para nossa cidade. Preparamos para 2022 algumas novidades, entre elas alguns Projetos de Lei que vou protocolar já em janeiro que acredito que vai chamar atenção. 2022 será um ano  muito bom para toda nossa cidade com toda certeza. Seguirei sempre trazendo o melhor e atendendo as demandas que recebo diariamente”.


Lucas Gotardo

“Principais ações de 2021:

Lucas Gotardo (Divulgação)

Revogaço 2.0 – Reapresentamos à presidência do Legislativo o projeto da Revisão das Leis de Balneário Camboriú, liderado pelo gabinete e feito com o suporte de voluntários da sociedade civil organizada em 2019/2020. O projeto não chegou a ser protocolado na legislatura passada pela mesa diretora e como a atual presidência também declinou da possibilidade de assinar a autoria do projeto, eu resolvi protocolar em meu nome. Se aprovado, esse PL vai revogar mais de 100 leis desnecessárias de uma só vez e é uma forma de valorizar a dedicação dos voluntários que fizeram esse feito inédito na revisão de leis municipais. Outro ponto a se destacar foi a procura do nosso gabinete por outros municípios para conhecer a metodologia que adotamos. O Revogaço pode e deve ser replicado pelo país, independente de partidos.

Teste de Percepção do Contribuinte (TPC) – Consulta pública permanente sobre os principais problemas da cidade. Esse programa ajuda a direcionar ações do gabinete, como fiscalizações e indicações ao Executivo. Através dele foram realizadas abordagens sobre temas como: transporte público, mobilidade urbana, invasões e moradores de rua. Para participar do TPC também acesse: bit.ly/TPCdoGotardo2

Lucas Gotardo na Vila Fortaleza, em agenda do TPC – Foto Aline dos Santos

Fiscalizômetro – Parte do programa de gabinete BC Desperdício Zero, com mais de R$ 100 milhões em contratos e licitações monitoradas. Essa ação resultou em fiscalizações de empresas que prestam serviços ao município e sugestões de melhorias na transparência da Prefeitura de BC. 

No aterro sanitário da Ambiental, que recebe os resíduos de BC. Agenda do Fiscalizômetro – Foto Daniele Sisnandes

Para 2022, a principal ação é a tramitação do Revogaço. Sei que será um desafio, já que a tendência é que os vereadores da base do governo sejam contra a proposta, mas minha esperança é que os colegas compreendam que essa não é uma pauta de um partido apenas ou de um vereador. Se aprovarmos este trabalho, (técnico, rigoroso, feito a muitas mãos), colocaremos Balneário Camboriú na dianteira da desburocratização no país”.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -