- Publicidade -
- Publicidade -
20.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Retrospectiva 2021 Página 3 – Vereadores: Omar Tomalih e Gelson Rodrigues

Vereadores relembram projetos apresentados em 2021 e antecipam o que esperam do próximo ano.

Todo final de ano, o Página 3 apresenta a Retrospectiva, ouvindo lideranças da cidade, incluindo os vereadores. A reportagem do jornal procurou os 19 edis, abrindo espaço para que todos pudessem participar desta matéria. 

Foram enviadas as seguintes perguntas para todos:

  1. Quais foram as três principais realizações de 2021 em seu mandato?
  2. Qual o principal projeto/ação para 2022?
Acompanhe as respostas de dois dos 15 vereadores que responderam a reportagem do Página 3, dentro do prazo para a publicação desta série de matérias:

Omar Tomalih

“Em 2021, estive realizando um trabalho muito forte em cima de pilares importantes para a cidade de Balneário Camboriú, que são a saúde e a educação, e nessas áreas eu destacaria a entrega da motolância e a aprovação do projeto que institui aulas de saúde mental e inteligência emocional nas escolas. 

Em setembro, estive com o Deputado Ismael dos Santos entregando a primeira motolância do estado de Santa Catarina, junto com uma nova ambulância e um desfibrilador para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através de uma emenda de mais de R$236.000,00 (duzentos e trinta e seis mil reais). Esses equipamentos, principalmente a motolância, farão a diferença no atendimento do SAMU, pois possibilitam a melhora do serviço e  facilitam a chegada dos profissionais até os cidadãos, ainda mais agora, com a chegada da temporada, quando há um fluxo de trânsito e uma demanda de atendimentos maior. 

- Publicidade -

Em relação à educação, o projeto de aulas de saúde mental e inteligência emocional é extremamente importante. Ele foi aprovado na Câmara de Vereadores por unanimidade. Mas como é um projeto que deveria vir do Executivo, nós articulamos para que a prefeitura enviasse novamente o projeto para que seja votado e implementado nas escolas. Fico feliz que tenham visto a importância desse projeto. Acredito que junto a lei que institui aulas de empreendedorismo e educação financeira, de minha autoria, beneficiará muito as nossas crianças, preparando-as para o futuro. 

Tenho muitos outros projetos muito interessantes que foram realizados neste ano, mas ressalto também a aprovação do projeto de política pública de combate à violência doméstica contra a mulher. Essa é uma causa que eu abraço desde a minha primeira gestão, e acho um absurdo que os números continuem aumentando. Este terceiro é uma alternativa para o problema de dependência financeira que essas mulheres sofrem, e complementa os dois primeiros que foram o projeto de conscientização e a procuradoria da mulher. Assim que sancionado, será instituída a reserva de vagas para mulheres vítimas de violência doméstica nos editais de licitação que contratem empresas para a prestação de serviços na administração pública. 

Para 2022, um sonho que desejo realizar é a implementação de salas maker em três escolas municipais. Nós já conseguimos a emenda de R$150 mil com o Deputado Jair Miotto e estamos aguardando o recebimento para começarmos a construir esses espaços. A sala maker é um ambiente totalmente planejado para que as crianças sejam estimuladas a criar novas ideias, fazer experimentações e descobertas. A ideia é “aprender fazendo”, na prática para que elas desenvolvam sua criatividade e colaboração, como por exemplo, com aulas de robótica. Precisamos preparar nossas crianças para o futuro, e essa é uma das minhas principais bandeiras.”


Gelson Rodrigues

“Procurei entre as ações do mandato algumas que demostram nosso estilo de trabalho, seja nas ações individuais ou coletivas.

Rio das Ostras

01/04/2021 12:18 – Projeto de Lei Ordinária N.º 59/2021 – Estatui normas gerais para a elaboração de leis de iniciativa do Poder Legislativo Municipal que versarem sobre temas referentes a escolas ou educação municipais. Este projeto ainda em tramitação nesta casa tem a intenção de garantir que as mudanças propostas pela Câmara tenham antes o conhecimento do conselho de educação ou previsão no plano municipal de educação para garantir que os debates realizados pela comunidade escolar não sejam suplantados sem o devido conhecimento técnico pedagógico. Art. 4° Fica estabelecido que as ações propostas pelo Poder Legislativo Municipal deverão conter previsão no Plano Municipal de Educação, e tratando-se de ação inovadora, a proposição deverá vir acompanhada de carta de anuência do Conselho Municipal de Educação ou órgão equivalente.

Acompanhamento de obra

23/06/2021 19:15 – Projeto de Resolução N.º 13/2021 já votado virando a resolução 602 – Altera a Resolução 550/2015 para responsabilizar os vereadores pela prática de notícias falsas e desinformação nas publicações em redes sociais. Este é um tema que participo junto com o Vereador Eduardo Zanatta, é além de atual é de suma importância tendo em vista que o Brasil tem passado por momentos difíceis provocado por notícias falsas, colocando pessoas, instituições e até mesmo a imprensa em situações delicadas, por serem alvos destas notícias e nós como representantes da população não podemos ser nós propagadores deste tipo de notícias, portanto a resolução traz  punição para este tipo de ação . 

Rio das Ostras sem enchente

14/05/2021 12:33 – Projeto de Lei Ordinária N.º 78/2021  que já foi votado e virou a lei 4541 – Altera dispositivos na Lei nº 4.142, de 18 de junho de 2018, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica e demais empresas que compartilhem de sua infraestrutura de adequarem-se às políticas de proteção do meio ambiente, de postura e infraestrutura urbana e às normas que estabelecem a correta ocupação do espaço público, através da regularização e retirada dos fios e cabos inutilizados nas vias públicas do Município de Balneário Camboriú – SC, e dá outras providências” e dá outras providências. Este projeto que já virou lei havia sido originalmente apresentado pelo Vereador do meu partido Cidadania na legislatura passada Joceli Nazari, este ano em parceria com o Vereador Cristiano reformulamos o projeto e apresentamos novamente possibilitando assim que nossa cidade tivesse retirado pelas concessionárias os fios não mais utilizados e que além de deixar um péssimo aspecto os postes da nossa cidade provocam acidentes, com esta lei estamos melhorando muito a imagem de nossas ruas.    

- Publicidade -

Por fim, para 2022 entre várias ações que pretendemos vou dar ênfase a um trabalho já iniciado este ano que é de acompanhamento e fiscalização das obras de drenagem e revitalização do Rio das Ostras, que tem sido motivo de preocupação constante das comunidades por ele banhadas na região sul de Balneário Camboriú, como Vereador e também morador e um dos representantes da Associação criada para acompanhar os trabalhos e cobrar as melhorias para a região, julgo ser esta uma das minhas maiores tarefas ver aquela obra entregue a comunidade , no ano de 2021 muito foi feito e tenho certeza que em 2022 podermos ver o fim das obras e o respiro de alívio de vários Bairros nossos”.


- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -