O ex-prefeito e atual secretário de Planejamento de Balneário Camboriú, Rubens Spernau, assinou ficha de filiação ao Partido Liberal (PL) nesta quarta-feira (13), mas desconversou que a decisão esteja ligada ao processo sucessório.
Ele disse que ‘não significa nada disso’ e que filiou-se porque está sem partido há três anos, quando saiu do PSDB. Antes disso ele foi pedetista.
“Sempre deixei claro ao Fabrício que me filiaria ao Partido que ele indicasse”, disse Spernau ao Página 3.
Nos bastidores da política no entanto, a decisão está sim ligada ao processo sucessório do prefeito Fabrício Oliveira, presidente do PL, que vem trabalhando para fortalecer o partido, com nomes como o de Spernau, várias vezes secretário de Planejamento e duas vezes prefeito (2002 a 2008).
Spernau foi o prefeito que lançou a base do Plano Diretor que transformou Balneário Camboriú com sucesso em 2008 e, em agosto deste ano, ele voltou a ocupar a Secretaria do Planejamento para comandar a reta final do Plano Diretor em andamento.
Aparentemente Fabrício não conseguiu viabilizar nenhum pré-candidato do seu grupo, capaz de derrotar seu ex-vice-prefeito e atual deputado estadual, Carlos Humberto Metzner Silva, pré-candidato anunciado, e então filiou Spernau para lançar na corrida sucessória.
Até porque Carlos Humberto teria dito que contra Rubens Spernau não concorreria, porque iria apoiá-lo.