O cenário eleitoral em Balneário Camboriú vem se desenhando, com predominância de candidatos da direita, diante da clara preferência atual eleitores da cidade diante da onda bolsonarista.
O único vereador petista no Legislativo, Eduardo Zanatta, participou de um evento internacional semana passada, em São Paulo, onde encontrou o pré-candidato a prefeito, Guilherme Boulos, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, a presidenta da Câmara dos Deputados do Chile, Karol Cariola, a deputada de Cuba, Mariela Castro e o ex-senador e deputado estadual de SP, Eduardo Suplicy.
Na ocasião ele falou sobre o cenário local e sobre sua atuação como parlamentar.
“Falei sobre a necessidade de enfrentarmos a extrema-direita nas eleições deste ano e também sobre a nossa atuação como parlamentar do Partido dos Trabalhadores em Balneário Camboriú, combatendo o ódio e a violência política. Nós temos grandes desafios, mas com organização e estratégia, vamos vencer a ignorância e construir a esperança no mundo”, acredita.
Zanatta explica que o cenário de Balneário pode ser desafiador, mas que a primeira questão é que a cidade não tem histórico de conservadorismo.
“Isso é uma estratégia recente de grupos econômicos que apenas especulam aqui, mas nem moram na nossa cidade. O prefeito se orgulha da cidade ter o metro quadrado mais caro do Brasil, enquanto a renda média do trabalhador da cidade é 2,5 salários mínimos. Os indicadores da cidade estão despencando em áreas fundamentais como saúde, educação e segurança. As pessoas estão indignadas com essa realidade, e é com elas que dialogo diariamente”, diz.
O vereador disse que o PT tem crescido muito em Balneário Camboriú e, com isso, tem buscado fortalecer a organização política à medida que faz um trabalho importante em toda a cidade, ‘com muitas conquistas para a população, como a tarifa zero nos ônibus’.
“Com o Governo Lula e a retomada dos investimentos federais por aqui, estamos vendo aumentar ainda mais o petismo na cidade. Por isso digo que estou animado e que vamos enfrentar com tudo a extrema-direita. Recebo muitas mensagens de apoio nessa luta e tenho certeza que deixarei de ser o único mandato de esquerda na região, pois temos muita gente boa fazendo esse enfrentamento ao meu lado. Vamos pra cima deles”, acrescenta.
Zanatta, que busca a reeleição, conta que sua pré-campanha está sendo construída por um amplo e representativo grupo que vive a cidade: trabalhadores de diversos setores, estudantes, professores, artistas e empresários progressistas.
“As pessoas têm me falado muito que estou representando uma voz de resistência, daqueles e daquelas que foram invisibilizados pela atual administração. Então tem muita gente se somando, tomando uma grande proporção e muitos elogios ao nosso trabalho. Quando o filho do ex-presidente inelegível postou o vídeo me atacando, muita gente veio me procurar manifestando que quer me apoiar justamente porque não quer paraquedista se metendo na política do município”, completa.