- Publicidade -
- Publicidade -
20 C
Balneário Camboriú

Vereador Cristiano quer que população de Balneário pague a rede de esgoto de Camboriú

Vereador novato demonstra desconhecimento do assunto

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Pescadores da Praia Central capturaram mais de mil peixes ‘misturados’ nesta quinta-feira

Vemos isso como coisa boa, porque é sinal de que o peixe está entrando na praia

Senna Tower: maior residencial do mundo foi lançado em Balneário Camboriú

O lançamento oficial do Senna Tower, que será o maior residencial do mundo (saiba mais sobre o empreendimento aqui),...

Parque de neve de Balneário Camboriú aprovado por unanimidade em audiência pública

Contrapartidas devem ser aplicadas para resolver um problema histórico de escoamento da água das chuvas no entorno do Loteamento Schultz.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O vereador Cristiano José dos Santos (PL), em sua primeira semana no Legislativo da cidade, defendeu nesta quarta-feira que Balneário Camboriú pague a implantação da rede de esgotos de Camboriú porque a vizinha cidade “não tem condições”.

Segundo o vereador, a poluição gerada por Camboriú desvaloriza Balneário Camboriú, o que é verdade, mas não justifica o cidadão daqui pagar pelo que o de lá tem obrigação de fazer.

Em verdade, o vereador Cristiano revela desconhecimento histórico sobre o assunto porque em três ocasiões Camboriú teve oportunidade de resolver o problema do seu esgoto e nas três os políticos e a população daquela cidade não quiseram fazê-lo.

Em 2005, com a criação da Emasa, foram feitas repetidas ofertas da empresa atender as duas cidades, mas o prefeito da época, Edinho Olegário, e a maioria dos vereadores, não quiseram.

Em 2015 a então prefeita Luzia Coppi Mathias, lesou seriamente os interesses do município ao conceder o serviço de água a uma empresa privada, sem incluir no contrato também o esgoto. Dessa forma a concessionária ficou com o filé (a água) e o município com o osso (o esgoto). Esse absurdo foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

- Continue lendo após o anúncio -

No final de 2017 o prefeito Fabrício Oliveira, de Balneário Camboriú, propôs ao prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen, a criação de um consórcio intermunicipal para a Emasa implantar a rede e cobrar pelo serviço de esgoto.

Na ocasião o prefeito camboriuense disse ao Página 3 que estava muito feliz e “nem ia conseguir dormir à noite”.

Depois disso a Emasa fez três reuniões com o pessoal da prefeitura de Camboriú e o acordo morreu quando, em novembro de 2019, a população de Camboriú decidiu em audiência pública que a concessionária Águas de Camboriú implantará o esgoto e isso irá demorar 10 anos.

Caminho jurídico

Nas repetidas vezes em que o Página 3 abordou o assunto, a conclusão foi sempre a mesma: Camboriú tem que ser obrigada a implantar rede de esgoto sob pena de proibir alvarás para novas construções e isso tem que ser buscado na justiça.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas