- Publicidade -
- Publicidade -
23.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Vereador Cristiano quer que população de Balneário pague a rede de esgoto de Camboriú

Vereador novato demonstra desconhecimento do assunto

O vereador Cristiano José dos Santos (PL), em sua primeira semana no Legislativo da cidade, defendeu nesta quarta-feira que Balneário Camboriú pague a implantação da rede de esgotos de Camboriú porque a vizinha cidade “não tem condições”.

Segundo o vereador, a poluição gerada por Camboriú desvaloriza Balneário Camboriú, o que é verdade, mas não justifica o cidadão daqui pagar pelo que o de lá tem obrigação de fazer.

Em verdade, o vereador Cristiano revela desconhecimento histórico sobre o assunto porque em três ocasiões Camboriú teve oportunidade de resolver o problema do seu esgoto e nas três os políticos e a população daquela cidade não quiseram fazê-lo.

- Publicidade -

Em 2005, com a criação da Emasa, foram feitas repetidas ofertas da empresa atender as duas cidades, mas o prefeito da época, Edinho Olegário, e a maioria dos vereadores, não quiseram.

Em 2015 a então prefeita Luzia Coppi Mathias, lesou seriamente os interesses do município ao conceder o serviço de água a uma empresa privada, sem incluir no contrato também o esgoto. Dessa forma a concessionária ficou com o filé (a água) e o município com o osso (o esgoto). Esse absurdo foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

No final de 2017 o prefeito Fabrício Oliveira, de Balneário Camboriú, propôs ao prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen, a criação de um consórcio intermunicipal para a Emasa implantar a rede e cobrar pelo serviço de esgoto.

Na ocasião o prefeito camboriuense disse ao Página 3 que estava muito feliz e “nem ia conseguir dormir à noite”.

Depois disso a Emasa fez três reuniões com o pessoal da prefeitura de Camboriú e o acordo morreu quando, em novembro de 2019, a população de Camboriú decidiu em audiência pública que a concessionária Águas de Camboriú implantará o esgoto e isso irá demorar 10 anos.

Caminho jurídico

Nas repetidas vezes em que o Página 3 abordou o assunto, a conclusão foi sempre a mesma: Camboriú tem que ser obrigada a implantar rede de esgoto sob pena de proibir alvarás para novas construções e isso tem que ser buscado na justiça.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -