- Publicidade -
- Publicidade -
27.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Vereador Lenon apresenta projeto para implantação de ecobarreiras ecológicas no Rio Camboriú.

O vereador John Lenon Teodoro (PODEMOS) apresentou na Câmara Municipal de Camboriú, o Projeto de Lei nº 70/2023 que estabelece as medidas de implantação de ecobarreiras para a coleta e contenção ecológica de resíduos sólidos flutuantes ao longo do Rio Camboriú.

Ele sugere que estas barreiras sejam feitas com garrafas PET descartadas e colocadas em áreas com maior incidência de resíduos sólidos flutuantes. 

A proposta também tem viés na preservação ambiental, considerando que este material, por vezes, é descartado irregularmente no meio ambiente e, pelo projeto, será reutilizado.

- Publicidade -

“Essa proposta tem como objetivo conter a poluição pelos resíduos dispensados nas águas do nosso Rio Camboriú e também, somarmos com a preservação do meio ambiente. Sabemos que as garrafas PET são descartadas em vários pontos, inclusive, nos rios, de forma irregular e essa barreira ecológica vai possibilitar a reutilização destes materiais. Nosso projeto traz uma contribuição dupla: ao meio ambiente e à sociedade.”, destacou o vereador John Lenon Teodoro.

As ecobarreiras são compostas por materiais resistentes e duráveis e instaladas apenas na superfície dos corpos d’água, de modo que não afeta a biodiversidade marinha, possuem, ainda, aberturas laterais que permitem a passagem de água, evitando o represamento da água e garantindo o fluxo hídrico.

A estrutura impede que resíduos sólidos cheguem ao leito e resultem em diversos agravantes, como água parada e, consequentemente, a proliferação do mosquito da dengue e outros prejuízos ao meio ambiente.

“Essa ecobarreira vai, inclusive, impactar positivamente na saúde da população.”, finalizou o parlamentar. A proposta tramita na casa legislativa e segue para discussão entre os parlamentares, sendo aprovado, o projeto segue para o executivo.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -