- Publicidade -
- Publicidade -
25.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Vereador Meirinho visitou área do Distrito Regional de Inovação, em Itajaí

O vereador André Meirinho esteve em Itajaí, no início da semana, para conhecer o projeto do Distrito de Inovação Regional e a obra do Centro de Inovação Regional. 

A motivação da visita foi porque Balneário Camboriú também visa criar um polo tecnológico e muito se discute que o local ideal é o Bairro Nova Esperança, as últimas novidades dão conta que empresas do ramo têxtil poderiam se instalar no local (relembre aqui).

Meirinho foi acompanhado por João Luiz Demantova, consultor de gestão da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), que apresentou os aspectos sobre a participação de Balneário Camboriú através da composição do consórcio entre os municípios integrantes do InovAmfri, uma parceria entre a AMFRI e o Governo do Estado de Santa Catarina. 

- Publicidade -

O projeto vem ao encontro dos objetivos da Política Municipal de Inovação, Tecnologia e Cidades Inteligentes (Smart Cities) de Balneário Camboriú, cuja lei é de autoria de Meirinho. 

Saiba mais 

O vereador informou ao jornal que o Distrito de Inovação Regional em Itajaí é um complexo que reunirá ‘inovação, produção, convívio, moradia com sustentabilidade’, e visa alavancar a economia regional (já que não terá somente empresas de Itajaí, inclusive Balneário participará via consórcio), qualificar a gestão pública, contribuir para a mobilidade urbana e promover uma região inteligente. 

O polo tem área total de 220 hectares, com previsão de edificação em 68 deles, sendo o restante preservado com espaços comunitários para manter o equilíbrio ambiental. Localiza-se a cerca de 8km a sudoeste de Itajaí, no epicentro da triangulação de Florianópolis, Blumenau e Joinville.  

O prédio do Centro de Inovação (foto) possui recursos do Governo do Estado de Santa Catarina e de Itajaí. A criação do Distrito contará com investimentos privados e a gestão do Centro está prevista no consórcio intermunicipal que teve adesão de oito municípios integrantes da Amfri, incluindo Balneário Camboriú.  

Nova Esperança: ‘visão vocacionada’ 

O vereador explica que a visita também serviu para refletir sobre o Bairro Nova Esperança, que através de análise (inclusive é citado no plano feito pelo escritório de Jaime Lerner) possui ‘visão vocacionada’ para inovação, ciência e tecnologia. 

“Como Balneário Camboriú já possui uma Política Municipal sobre Inovação, Tecnologia e Cidades Inteligentes, continuaremos cobrando a execução da lei pelo Poder Executivo e acompanhando o desenvolvimento do consórcio, para que nossa cidade possa usufruir e contribuir com esse grande complexo de inovação e ajudar a fortalecer a Foz do Itajaí como região inteligente”, diz. 

Meirinho vê que essa nova economia (a tecnologia) é uma oportunidade para a região e para Balneário Camboriú. “Enquanto cidade turística e com potencial econômico, abre caminhos para a ascensão de startups, incubadoras e parcerias entre o setor público, privado e universidades”.

- Publicidade -

Em Balneário

A reportagem procurou a diretora presidente da BC Investimentos, Maria Pissaia, sobre o andamento do polo tecnológico em Balneário Camboriú.
“Partindo do projeto conceitual do Masterplan do Jaime Lerner que vocaciona o bairro Nova Esperança para o desenvolvimento de um distrito de tecnologia e inovação, estamos trabalhando junto com a Secretaria de Planejamento para estudo da região, como zoneamento, potencial construtivo e viabilidade de vias no local”, disse Maria Pissaia.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -