O vereador Eduardo Zanatta (PT), o único representante do partido na Câmara de Balneário Camboriú, foi recebido nesta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no gabinete presidencial, em Brasília. O vereador também participou de outras reuniões focadas em políticas para o município.
Segundo Zanatta, ser recebido pelo presidente no gabinete foi muito importante, e poder falar com Lula sobre Balneário Camboriú, a região, e a possibilidade de trazer mais investimentos e construir políticas públicas para a cidade e para Santa Catarina.
“Mostra a relevância que está sendo dada ao meu mandato e mostra a disposição do presidente, fazendo o necessário independente do governo. Espero que agora, com a nova prefeita, haja aproximação. A própria Juliana foi recebida na última semana no Palácio do Planalto, pela Secretaria de Relações Institucionais da presidência da República, algo que o atual prefeito não fez e não buscou relação federativa e republicana para melhorar a vida dos moradores de Balneário nos últimos dois anos”, disse.
O vereador apontou que é preciso trabalhar pela cidade e pensar nos moradores e deixar de ‘mesquinhez partidária e ideológica’ que vem imperando na cidade nos últimos dois anos.
“A Juliana demonstrou que vai mudar isso. Percebi que o Lula não tem receio de vir para Balneário, mas o presidente sabe que o governo dele é de trabalho e precisa de entregas, quando houver agenda para trazer entregas assim como fez no Contorno Sul, a maior obra viária em andamento na América Latina, e o lançamento da Fragata em Itajaí, ele está disposto a vir para Balneário”, acrescenta.
Avanços discutidos em Brasília
Zanatta também destacou conquistas durante sua agenda em Brasília. Ele discutiu com o Ministério da Justiça a implementação de câmeras corporais na Guarda Municipal de Balneário Camboriú, um projeto já pautado na Câmara. Segundo o vereador, o ministério garantiu apoio total para viabilizar a iniciativa.
“Se a prefeita estiver aberta ao diálogo e aprovarmos o projeto, daremos um grande passo para melhorar a segurança na cidade”, afirma.
Outra questão relevante abordada por Zanatta foi o futuro do posto de saúde da Rua 1500, que pertence ao Ministério da Saúde e estava em processo de venda desde o governo Temer. Em reunião com o ministro Alexandre Padilha, o vereador pediu a interrupção do processo de venda e a doação do imóvel ao município.
“Essa é uma demanda importante para nossa cidade, e acredito que conseguimos sensibilizar o governo federal sobre a necessidade de manter essa estrutura para atender nossa população”, explicou.
No Ministério das Mulheres, muitas coisas que propôs podem virar realidade, como a Casa da Mulher Brasileira, para atendimento integral e humanizado para mulheres em situação de violência, e projetos voltados à autonomia econômica e desenvolvimento dos territórios.
“Além disso, reforcei que as entidades das mulheres de nossa cidade estão prontas para organizar uma Conferência Municipal das Mulheres no próximo ano”, pontuou.
Resultados mudam o ambiente político
O vereador também avaliou o impacto do governo federal nos últimos meses, destacando o cumprimento de promessas de campanha, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, a redução da pobreza e a melhora nos índices de emprego e renda.
“Mesmo em cidades como Balneário Camboriú, que dizem ser dominadas pela extrema-direita, os resultados das urnas mostraram que a população quer mudanças. O PL perdeu a sucessão, e o ambiente político está se transformando”, completou.