- Publicidade -
- Publicidade -
19.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Vereadora Juliethe Nitz esteve em Brasília com pautas sobre o trânsito de Balneário Camboriú


Nesta semana (entre terça e quinta-feira, 22 a 24), a vereadora Juliethe Nitz, de Balneário Camboriú, esteve participado de diversas reuniões em Brasília, com deputados e senadores, em busca de recursos e melhorias para Balneário. A pauta principal foi o trânsito, como as faixas de travessia de pedestres com os pictogramas e as vagas para gestantes.
egundo Juliethe, foram três dias intensos junto aos parlamentares de Santa Catarina, mas ela salienta que volta feliz para Balneário e ‘com a certeza de dever cumprido’, pois além de buscar recursos financeiros para a cidade, levantou pautas importantes para o desenvolvimento de Balneário Camboriú em cada reunião que participou.

Trânsito em pauta

Nos dias 23 e 24, a vereadora intercalou reuniões importantes entre os ministérios e o congresso, destacando as visitas aos Ministérios da Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos, Cidadania e Conselho Nacional do Idoso, assim como a visita na ANTT com a pauta discutida com o senador Amim para solucionar o trânsito na BR-101, no trecho de Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí.

Juntamente com a vereadora Gilmara Vieira Bastos, de São José, Juliethe fez a entrega para a senadora Ivete da Silveira e para a deputada Daniela Reiner da solicitação e de um estudo para incluir no Código de Trânsito Nacional as faixas de travessia de pedestres com os pictogramas e as vagas para gestantes, uma antiga luta da vereadora.

“Acreditamos que os municípios só irão implementar essas duas necessidades a partir de uma lei federal”, acrescenta a vereadora Juliethe.

- Publicidade -

A pauta dos pictogramas já havia sido discutida por Juliethe em Balneário, através da presidente da Comissão da Saúde e da Pessoa com Deficiência da subseção da OAB Balneário Camboriú, Luciana Eugenia Galli. A vereadora recebeu um estudo sobre pictogramas e destacou a importância e necessidade de implantação desse tipo de desenho nas faixas de pedestre da cidade.

“Esse sistema visual será de extrema importância, pois irá auxiliar e garantir a segurança das pessoas autistas no trânsito”, enfatiza.

A implantação de pictogramas, sinalizações horizontais já são utilizadas em Valência, na Espanha, e a Prefeitura de São José, estuda a implantação dos pictogramas na cidade para ajudar pessoas autistas no trânsito.

Os pictogramas, desenvolvidos na cor azul que simboliza o autismo, representam os seguintes movimentos: “Pare, olhe, semáforo, atravesse”.

Juliethe participou de Encontro Nacional de Procuradoria Especial da Mulher

Ainda na terça, dia 22, inicialmente, Juliethe participou do 4º Encontro Nacional de Procuradorias da Mulher, o qual também contou com a participação da vereadora Juliana Pavan, também de Balneário e que atualmente atua como Procuradora da Mulher na cidade. Porém, Juliethe foi uma das primeiras procuradoras municipais do Brasil.

“Foi de suma importância a minha participação, fiquei muito feliz em ver como o movimento cresceu e a rede de proteção à mulher vem se fortalecendo no país inteiro. Fomos a sexta Procuradoria da Mulher a ser implementada em Santa Catarina, hoje no Brasil já há mais de 600 Procuradorias nas Câmaras de Vereadores. Tenho muito orgulho de ter sido uma das pioneiras na instalação deste órgão de proteção as mulheres”, disse.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -