- Publicidade -
- Publicidade -
25 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Vereadores de Itapema visitaram a Guarda Municipal de Balneário Camboriú

Os vereadores Jean do Dimar e Léo Cordeiro, do MDB, interessados na criação de uma Guarda Municipal Armada em Itapema, visitaram a Secretaria de Segurança Pública de Balneário Camboriú, para conhecer como funciona o sistema que completa 10 anos este ano.

Eles foram recepcionados pelo secretário de Segurança Pública, Gabriel Castanheira, e pelo Comandante da Guarda Armada, Douglas Ferraz que apresentaram todo funcionamento do órgão, custos da formação de cada agente, e explicaram como é feito o treinamento da equipe. Hoje, o município de Balneário leva de seis a oito meses para formar um novo Guarda Municipal. O efetivo da autarquia atualmente é de 175 guardas.  

Segundo o vereador Léo Cordeiro, a troca de informações foi positiva e esclareceu muitas dúvidas. 

- Publicidade -

“Saímos de lá inclusive com a possibilidade de criarmos um convênio intermunicipal para o treinamento de guardas caso Itapema venha criar este órgão, utilizando a estrutura e a experiência que eles já tem, o que facilitaria a implantação”, comentou.

O vereador Jean do Dimar avaliou a importância da visita, pois acredita que quando a Câmara receber projeto para votar a criação de uma Secretaria de Segurança Pública, conhecer a realidade da região e das cidades que já atuam nesse sentido, contribui para o vereador analisar melhor a proposta e inclusive propor emendas mais efetivas.

Maior efetivo de SC

A Guarda Armada de Balneário Camboriú possui o maior efetivo de Santa Catarina. A corporação atua não só no patrulhamento das ruas, mas também em operações conjuntas com a Polícia Militar, Polícia Civil, realiza forças-tarefa e tem grupos especiais de atuação, como o Grupo de Proteção à Mulher, Grupo de Proteção Ambiental, entre outros.

O comandante Ferraz explicou que a Guarda Municipal é responsável por diversas ações para contribuir com a segurança da cidade, como patrulhamentos pelos bairros, rondas escolares – externas e internas – e conta com o apoio do policiamento dos cães K9. 

Em Balneário Camboriú, a Guarda Municipal atende 24h pela Central 153.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -