Os vereadores mirins de Balneário Camboriú participaram de quarta a sexta-feira (19 a 21) do Câmara Mirim, uma ação educativa promovida pelo Plenarinho da Câmara dos Deputados, de forma virtual.
O Câmara Mirim simula a atividade legislativa, desde a elaboração de um projeto de lei até a votação em comissões da Câmara e no plenário.
Nesta edição, 120 estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental fizeram o papel de deputados mirins e apresentaram, debateram e votaram três projetos de lei selecionados entre os que foram enviados por crianças e adolescentes de todo Brasil.
As três proposições – de ampliação da licença-maternidade para um ano, de criação de um programa nacional de castração e vacinação de animais domésticos e da previsão de cardápios acessíveis – foram aprovadas, e serão encaminhadas para as comissões temáticas da Câmara dos Deputados, podendo ser apadrinhadas por um parlamentar e eventualmente virar lei (leia mais aqui).
Esta é a segunda vez que o Programa Vereador Mirim de Balneário Camboriú participa da iniciativa.
Na edição de 2020, um projeto de lei enviado pela então vereadora mirim Letícia Campana de Góes esteve entre os selecionados, e foi aprovado na sessão virtual (saiba mais aqui).
fonte: Departamento de Comunicação Social e TV/CVBC