- Publicidade -
16.3 C
Balneário Camboriú

5 principais cuidados com a panela de pressão

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

A panela de pressão é sem dúvidas um dos itens essenciais dentro de uma cozinha. O utensílio é responsável pelo cozimento rápido dos alimentos, o que garante agilidade  e economia. 

No entanto, mesmo para os mais experientes, a panela de pressão é sinônimo de cautela. Não é raro ouvirmos relatos de explosões, seja por mau funcionamento ou pelo uso incorreto do aparelho.  

Neste texto, listamos os 5 principais cuidados para ter com a panela de pressão.

Essas dicas foram tiradas do site CozinhaBlog.com

Verifique o selo do Inmetro
- Publicidade -

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) é responsável pelas certificações de qualidade de diversos produtos. Uma panela com o selo, obrigatório desde 2009, garante a passagem por diversos testes de resistência e qualidade. Isto é, até chegarem às lojas. 

Caso não encontre esta certificação, procure o utensílio de outro fabricante. Não ponha em risco a sua segurança, pois além das perdas materiais, uma explosão pode causar danos físicos.

Ao comprar a panela, leia o manual de instruções do fabricante. Itens como a borracha de vedação e a válvula são diferentes dependendo da marca e do tamanho da panela.

Uso correto dos alimentos
- Publicidade -

A finalidade da panela de pressão é agilizar o cozimento dos produtos. Sendo assim, não é indicado o uso de alimentos com temperos, pois, no momento da cocção, os temperos podem entupir a válvula de segurança. 

No uso diário, o ideal é amolecer os alimentos na pressão antes de temperá-los. Outra dica importante é nunca encher a panela até a boca. Geralmente elas possuem, em seu interior, um indicador limite, que vai até 2/3 da capacidade total.

Manutenção periódica

Há dois itens fundamentais que devemos ter cuidado na panela de pressão. Válvulas e borracha. 

Válvulas

As válvulas são as responsáveis por liberar a pressão de dentro da panela, evitando assim as explosões. 

Há sempre duas válvulas: a principal (aquela em que ouvimos um chiado quando sai a pressão) e a válvula de segurança. Esta segunda entra em ação quando há um problema no funcionamento do primeiro pino. 

O ideal é que após o uso elas sejam imediatamente lavadas, para evitar o acúmulo de sujeira e obstrução. As válvulas devem ser trocadas a cada cinco anos. Durante o cozimento, observe se as válvulas estão funcionando corretamente. 

Se não houver sinal de fumaça, ou chiado saindo da válvula, após colocar a panela no fogo, desligue-a imediatamente. Retire-a do fogo.

Borrachas

Elas têm por finalidade vedar as bordas da tampa, pressurizando toda a panela de pressão. As borrachas têm vida útil de três meses, porém sempre antes do uso verifique se elas possuem rasgos. Se estão ressecadas ou rompidas. Nestes casos, providencie imediatamente a troca. Não guarde a borracha juntamente com a tampa, pois ela perderá a  elasticidade.

Antes de usar, verifique se a tampa ou suas bordas possuem amassados. Essas avarias podem dificultar o fechamento correto da panela, e assim, atrapalhar sua performance. Caso encontre algum defeito, leve para a assistência técnica ou providencie a troca do utensílio.

Observe também se os cabos estão firmes e sem rachaduras, pois também podem prejudicar o bom funcionamento.

Manuseio

Jamais tente abrir uma panela enquanto ela estiver com pressão. Se quiser abri-la, retire do fogo e espere todo o vapor sair. Se, ao desprender encontrar alguma resistência, significa que ainda há pressão no interior do utensílio. 

Para uma despressurização mais rápida, levante a válvula com o auxílio de um garfo. Uma vez sem pressão, a retirada da tampa pode ser feita sem maiores dificuldades. 

Outro fato importante é o tempo de fogo. Neste caso, posicione a panela no fogão e aguarde até que ela “pegue pressão” (chiado). Esse é o momento em que o alimento começa a cozinhar. Deixe em fogo alto e, quando a válvula começar a soltar o vapor, abaixe. Não permita que o líquido seque rápido demais. Depois disso, aguarde o tempo de acordo com a receita.

Limpeza

Na hora da limpeza, comece pela retirada da válvula principal. Vire a tampa ou puxe a válvula para cima, e rosqueie no sentido anti horário. Use um palito de dente ou um arame fino para desobstruir os orifícios da peça. 

Outros cuidados recomendados para a higienização são: 

  • Limpar o pino central que fica fixo na tampa. 
  • Sobre a borracha, lave-a com detergente e esponja. 
  • Não coloque a panela de pressão em máquina de lavar louças.

Tenha certeza que tomando todos estes cuidados a sua panela de pressão ficará conservada por bastante tempo. Pronta para cozinhar os mais variados e deliciosos pratos pra você e toda a sua família.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -