Os 100 primeiros dias da nova gestão da Prefeitura de Balneário Camboriú foram marcados por ações, superação de desafios e entrega de serviços essenciais à população. Já no início do mandato, a administração adotou medidas para modernizar a estrutura pública e adequá-la às necessidades reais da cidade.
Um dos primeiros passos foi o contingenciamento de 25% nos orçamentos das secretarias, com foco no equilíbrio fiscal. A economia foi viabilizada por meio do Decreto nº 12.074/2025, que estabeleceu medidas como a criação do Comitê Gestor Financeiro, suspensão de mais de 40 comissões (com redução de membros) e proibição de novas locações que gerassem aumento de despesa.
Ainda na área financeira, a revisão de contratos e a redução de vouchers na educação devem gerar uma economia de mais de R$ 4 milhões por ano. Seguindo essa lógica, a alteração no contrato do estacionamento rotativo (parquímetros) deve resultar em economia de R$ 1,368 milhão até o final do ano. Já a mudança da empresa de transporte público prevê uma redução de R$ 2,839 milhões nos custos anuais.
Na educação, a situação encontrada nas unidades escolares levou à publicação do Decreto nº 12.199/2025, que decretou situação de emergência nas unidades de ensino. Para auxiliar na recuperação da rede, foi criada a Comissão de Reestruturação das Unidades Escolares, responsável pelo levantamento de todos os danos estruturais. A previsão de investimento para os reparos é superior a R$ 50 milhões.
No esporte, foi sancionada a lei que consolida o Programa Bolsa Atleta, garantindo apoio financeiro contínuo aos atletas da cidade. Com o aumento de R$ 900 mil, o valor anual destinado ao programa passou a R$ 2 milhões. Além disso, mais de 15 estruturas esportivas passaram por reformas, com investimento de R$ 3,5 milhões.
Serviços prestados
Durante os 100 dias, a Prefeitura trabalhou para melhorar os serviços ofertados à população. Entre as principais ações está a ampliação dos horários de atendimento nas UBSs Central, Nações, Municípios e Barra, que agora funcionam das 7h às 21h, facilitando o acesso da comunidade. Na educação, foram abertas 165 novas vagas para o 1º ano do ensino fundamental e 305 novas vagas na educação em tempo integral, com reestruturação do setor de matrículas e melhor aproveitamento dos espaços escolares.
Na saúde, as filas de espera também diminuíram. O número de pacientes aguardando colposcopia caiu de 106 para 7; para avaliação urodinâmica, de 192 para 34; e para ultrassonografia obstétrica, de 234 para 187. Entre as ações em andamento, destacam-se o encaminhamento de 400 cirurgias eletivas, 372 agendamentos para cirurgia de catarata e a contratação de 140 consultas de neuropediatria, voltadas ao diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Os 100 primeiros dias de governo foram marcados por muito trabalho em todas as secretarias da Prefeitura de Balneário Camboriú, com foco em fornecer o melhor serviço possível para a população. É só o início de muitas ações da nossa gestão”, destacou a prefeita Juliana Pavan.
Projetos no Legislativo
A relação com o Legislativo também foi fortalecida nesses primeiros meses. O Executivo redigiu a Medida Provisória nº 01/2025, que reduziu cargos comissionados e instituiu funções de confiança exclusivas para servidores efetivos — um avanço na profissionalização da administração pública.
Foi elaborada, ainda, a legislação que regulamenta a circulação de patinetes e ciclomotores, promovendo mais segurança nas vias e regras claras para empresas de aluguel desses equipamentos.
Digitalização de documentos
Logo no início da gestão, a Prefeitura iniciou o processo de remoção e armazenamento externo de documentos físicos da administração municipal, começando pela Secretaria de Compras e Patrimônio, que aderiu à licitação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região da Foz do Rio Itajaí (CIS-Amfri) para contratação da empresa responsável pela guarda dos arquivos.
Mais de 3 mil caixas de documentos foram retiradas das salas na primeira fase e armazenadas pela empresa contratada. O processo também envolve as secretarias da Fazenda, Saúde e Educação. Com a digitalização dos documentos, a Prefeitura pôde reorganizar os espaços internos, ampliando e otimizando sua estrutura física.