- Publicidade -
20.3 C
Balneário Camboriú

Serra mármore: como usar para cortar porcelanato e outros materiais

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Não é somente a mão de obra que faz diferença no serviço, bons equipamentos são imprescindíveis para o sucesso do projeto. Quando um profissional é contratado, ele oferece qualidade nas ações e ferramentas que darão conta do recado. Como é o caso da serra mármore, excelente recurso para trabalhar com acabamentos.

Entretanto, as máquinas com ampla variedade de funções, modelos e práticas exigem certa habilidade para manuseá-las corretamente. A serra mármore é um equipamento utilitário e bastante ágil para cortar porcelanato e outros materiais. Como telhas, alvenaria, concreto, mármore e granito, cerâmicas e azulejos.

- Publicidade -

Escolher o disco certo e segurar a ferramenta adequadamente são alguns dos fatores que o profissional deve conhecer. Descubra como usar serra mármore para cortar porcelanato e outros materiais agora mesmo!

Serra mármore X Serra circular

Ambas as ferramentas causam certa confusão graças as suas semelhanças. Contudo, cada máquina tem sua própria operação e não deve ser utilizada sem conhecimento. Os materiais selecionados para o corte não são os mesmos. E caso haja insistência no uso  inapropriado, há grande chance de danificar as superfícies e a serra.

Serra mármore

Os discos da serra mármore são diamantados e com tamanho menor em comparação ao modelo da serra circular. Justamente por sua alta rotação, é que a ferramenta com disco diamantado é indicada para objetos mais resistentes. 

A serra mármore produz cortes precisos em:

  • Paredes;
  • Tijolos;
  • Alvenaria;
  • Azulejos,
  • Ardósia;
  • Porcelanato;
  • Pisos variados.
- Publicidade -

Enquanto a serra circular não pode manipular estes materiais. 

Serra circular

Já a serra circular conta com uma baixa rotação; composta por um disco maior. Além disso, o aparelho foi desenvolvido para cortar madeiras com precisão.

Outra diferença consiste na proteção móvel do disco, que se revela apenas na hora de cortar. Ao desativar a serra, o sistema de segurança fecha automaticamente. Infelizmente, a serra mármore não disponibiliza esta função.

O site Portal da Construção tem uma lista com as melhores, veja aqui.

Disco para cortar porcelanato

Para ajustar os cortes no porcelanato com a serra mármore, a peça certa é o disco diamantado fino. Que possui bordas totalmente limpas, sem qualquer traço de rebarbas. O disco não impõe restrições quanto à temperatura. É utilizado seco ou refrigerado. 

Entretanto, quando o elemento conta com a refrigeração, contribui melhor no acabamento e na redução de poeira. Há possibilidade de cortar também azulejos, cerâmicas e ladrilhos.

Disco para cortar concreto

Se o profissional deseja cortar materiais mais sólidos e mais rígidos, o disco diamantado turbo é o ideal.

Seu revestimento é muito resistente; possibilitando a manipulação de granitos, mármores, concreto e pedra.

Disco para cortar cerâmicas lisas

Embora alguns discos já citados cumpram seu papel no corte de cerâmica, há o disco para cerâmica lisa. Que proporciona cortes simples em concreto ou peças de cerâmica. 

Como usar serra mármore para cortar porcelanato

O primeiro passo é separar todos os materiais essenciais para realizar o trabalho. Incluindo o disco diamantado fino para cortes em porcelanato. Verifique se a ferramenta está desligada da tomada e com todas as peças em seu devido lugar. Ler o manual de instruções é fundamental para manusear a máquina corretamente, ok?

Se você já seguiu todos os passos, confira outros pontos importantes para colocar a mão na massa:

  • Investir em equipamentos de segurança: proteção auricular, óculos indicados, luvas e etc.
  • Organizar o ambiente, deixando todas as peças à vista e limpas. Sem esquecer da iluminação para fazer o serviço com atenção.
  • Ter cuidado com produtos inflamáveis, mantendo-os longe da serra mármore. Afinal, o ato de cortar com a máquina gera faíscas.
Ângulo e profundidade do corte

Se você quer fazer um corte perfeito, que valoriza o acabamento do porcelanato, é essencial ficar ligado no ângulo e na profundidade. Adeque-se para cortar partindo do ângulo inicial de 90 graus. Já a profundidade do corte deve chegar a 3,5cm. 

Mas, como ajustar a serra mármore com relação ao ângulo e a profundidade?

  1. Configure o parafuso fixado na parte frontal da máquina. Aperte ou desaperte para ajustar o ângulo. Lembrando que é preciso mantê-lo 90 graus abaixo.
  1. Para regular a profundidade, manuseie o parafuso localizado ao lado da alça de apoiar as mãos. Configure-o do modo correto.
  1. Examine a estabilidade dos parafusos e do disco colocado na serra mármore. Assegure-se de que o equipamento está pronto para desempenhar a tarefa. 
Substituição do disco de corte

Quando a atividade exige discos diferentes (se os materiais possuem outras composições), o profissional pode efetuar a substituição. Caso contrário, pode provocar avarias severas das peças, inclusive do equipamento.

Basta usar a chave que veio junto a serra mármore, colocando-a nos parafusos designados e depois girar.

Botão de bloqueio para corte contínuo

O botão de bloqueio pode ser ativado caso seja preciso um corte contínuo, sem interrupções. Ele aparece próximo ao interruptor de ativação da serra mármore. 

Mas, nunca deixe de observar as distâncias entre o disco, quando a máquina está ligada e diante das ações manuais. Conte com um apoio firme para manipulação dos materiais e mantenha o aparelho na horizontal até apresentar a velocidade esperada. Evite acidentes!

- Publicidade -

Jornal Página 3 nas redes

39,752FãsCurtir
18,100SeguidoresSeguir
6,508SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -