- Publicidade -
- Publicidade -
27.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Aleitamento materno e Banco de Leite na pauta da Escola do Legislativo nesta segunda-feira

Uma palestra sobre o aleitamento materno e os bancos de leite humano, alusiva ao Agosto Dourado, está programada para segunda-feira (15), às 15h, na Escola do Legislativo de Balneário Camboriú Félix Eugênio Reichert.

O evento aberto ao público terá como palestrante a médica nefrologista Céres Felski, diretora técnica do Hospital Municipal Ruth Cardoso, que estará acompanhada da responsável pelo Banco de Leite, Tatiana Raquel Stumm da Cruz.

“Incentivar o aleitamento materno é alimentar corpo e alma, visto que o aleitamento exclusivo no peito reduz em 13% o risco de morte por causas evitáveis até os cinco anos de idade e ainda fortalece o vínculo mãe-bebê. Além disso, favorece a recuperação após o parto e reduz o risco de câncer de mama”, disse a médica Céres Felski.

Além de falar sobre a importância da amamentação, as palestrantes também explicarão sobre o Posto de Coleta de Leite Humano, do Núcleo de Apoio ao Aleitamento Materno (NAAM), criado em dezembro do ano passado e que funciona junto ao Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), no Bairro das Nações.

- Publicidade -

Este ano, em maio, o Núcleo fez a primeira doação a um recém nascido internado na UTI Neonatal do Ruth Cardoso. 

Atualmente 14 gestantes estão cadastradas no posto de coleta de leite humano. 

É uma unidade extra hospitalar que fica no NAM e tem vinculo direto com uma unidade de banco de leite, que é o Marieta. 

“Neste posto enfermeiros e técnicos de enfermagem orientam, preparam, cadastram as doadoras, armazenam o leite, fazem o transporte seguro, mantendo ele congelado e seguindo os critérios de manutenção, temperatura e uma vez na semana ele é levado ao Marieta para ser pasteurizado. 

Este leite pasteurizado, coletado em Balneário Camboriú, retorna para alimentar os bebês da UTI do Ruth Cardoso”, disse Tatiana.

Alimento de Ouro

A campanha “Agosto Dourado” tem por finalidade incentivar a amamentação. A cor da campanha vem do fato de o leite materno ser considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “alimento de ouro” para os bebês. 

A amamentação é essencial para a sobrevivência, a nutrição e o desenvolvimento das crianças nos primeiros meses de vida e no início da infância.

Os Meses e suas Cores

O evento faz parte do projeto “Os Meses e suas Cores”, uma iniciativa da Escola do Legislativo em parceria com as secretarias municipais da Educação e da Saúde. 

- Publicidade -

São realizadas palestras uma vez por mês sobre temas da área da saúde, com o objetivo de promover o conhecimento sobre os assuntos, que são gravadas e posteriormente disponibilizadas no canal de Youtube e na página do Facebook do Legislativo.

Já estão disponíveis seis palestras, que tratam de saúde mental (em alusão ao Janeiro Branco), fibromialgia (em alusão ao Fevereiro Roxo), câncer do colo de útero (em alusão ao Março Lilás), autismo (em alusão ao Abril Azul), automedicação (do mês de maio) e doação de sangue (em alusão ao Junho Vermelho).

fonte: Departamento de Comunicação Social e TV/CVBC

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -