- Publicidade -
- Publicidade -
22.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Retrospectiva – Balneário Camboriú sempre em evidência, mas precisa avançar

Desde que foi criada a Secretaria de Turismo (Sectur), a maior preocupação dos ocupantes da pasta, sempre foi a sazonalidade. 

Em 1991, o então secretário de Turismo, Osmar de Souza Nunes, o Mazoca, já reportava esse problema como a principal barreira para o setor ‘deslanchar’ em busca de movimento o ano todo. 

Esta realidade mudou bastante, hoje Balneário Camboriú é uma cidade de moradores fixos em grande número. É uma cidade que recebe turistas o ano todo, principalmente a vizinhança que vem passar os fins de semana na praia e os turistas de verão. Mas a temporada ainda é sua ‘galinha dos ovos de ouro’.

- Publicidade -

O alargamento da praia tornou Balneário Camboriú ainda mais convidativa, cresceu a curiosidade e a vontade de viver nesta cidade que hoje tem o metro quadrado mais caro do país. 

O turismo avançou, mas precisa abrir novos horizontes. 

A concorrência é grande e o setor precisa avançar. 

Com este olhar, a reportagem ouviu pessoas envolvidas diretamente com o turismo de Balneário Camboriú, que responderam sobre as principais conquistas em 2022 e as metas para 2023. Acompanhe:

Thiago Velasquez, secretário de Turismo

(Divulgação/Sectur)

As principais conquistas 2022

  1. Certificação internacional Bandeira Azul para Taquaras, aumentando para três praias; 
  2. Abertura do Centro de Eventos (segmento corporativo); 
  3. Aumento da dotação orçamentária do Fumtur e a formatação de parcerias com a iniciativa privada.
  4. Realização do Jazz Festival e aprimoramento das festividades do aniversário da cidade.

As principais metas para 2023

1- Posicionar Balneário Camboriú como destino turístico internacional (além do Mercosul);

2- Posicionar Balneário Camboriú como destino de Negócios do público Mice;

3- Abertura da cidade para novos atrativos turísticos;

- Publicidade -

4 – Fortalecer as festas de julho, promovendo as comemorações do aniversário da cidade como novo atrativo para os turistas. (divulgação, programação, etc).


Margot Rosenbrock Libório, hoteleira, Vice-presidente de Captação de Eventos do Convention Bureau

(Foto Mauro Molina)

As principais conquistas 2022

  1. Com certeza podemos destacar a retomada consistente da atividade turística; 
  2. A grande repercussão na mídia do alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú (que, juntamente com os investimentos feitos em novos atrativos turísticos, resultou no reposicionamento da marca do destino);
  3. E com certeza, a inauguração do Centro de Eventos Júlio Tedesco, colocando Balneário Camboriú no mapa da captação dos médios e grandes eventos.

As principais metas para 2023? 

  1. Precisamos fazer um grande projeto de promoção do destino, informando sobre o quanto a cidade se transformou nos últimos anos; 
  2. Também queremos captar eventos corporativos, feiras e congressos, que tragam à cidade público com um alto ticket médio; 
  3. Pensando no futuro, precisamos aprender muito sobre o turismo de luxo, para usar o aprendizado na criação de estratégias conjuntas no destino para a grande transformação pela qual a cidade pode e precisa passar; 
  4. Existe um caminho muito promissor pela frente, temos que mirar em novas possibilidades. Juntos, iniciativa privada, poder público e terceiro setor, chegar ao turismo sustentável, tanto no lado ambiental quanto no econômico, consciente do seu valor, para que o setor tenha sua efetiva valorização.

Andrezza Negrini, hoteleira e presidente do Convention Bureau

(Arquivo pessoal)

As principais conquistas 2022

  1. O controle do Covid-1, normalizando pouco a pouco todo o setor, que foi muito impactado pela pandemia. 
  2. A abertura do Centro de Eventos Júlio Tedesco, que veio como uma mudança de chave para a nossa cidade – diria até que para a região, que já está sendo impactada, junto ao alargamento da Praia Central, nosso cartão postal que agora possui mais espaço, mais sol e possibilidades.
  3. Junto ao Convention realizamos ações em prol da cidade como os projetos de divulgação de Balneário, como Experiência BC e Movimenta BC, e ainda os eventos gastronômicos Balneário Saboroso e BC Convida à Mesa, para potencializar e divulgar ainda mais toda a versatilidade de nossa gastronomia. Foi um grande ano! 

As principais metas para 2023

  1. A conquista de grandes eventos, para ter um resultado que, de fato, tenha impacto. Esperamos bem receber esses turistas em nossa cidade, deixando a todos que irão vir com reflexo positivo e gosto de querer voltar. 
  2. Dar continuidade na promoção do nosso destino, tornando nossa linda BC no destino mais desejado. Vamos ser audaciosos e pensar alto, como já somos por verticalidade!

Marivone Batista, presidente da Associação de Guias de Turismo BC e Vale do Itajaí-Açu

(Arquivo pessoal)

As três principais conquistas 2022

  1. Alargamento da faixa de areia;
  2. Abertura do Centro de Eventos Júlio Tedesco – Expocentro
  3. Selo de Sustentabilidade

As principais metas para 2023

  1. Que a lei da obrigatoriedade de todos os Grupos de Turismo em visita a Balneário Camboriú contratar um Profissional Guia de Turismo seja fiscalizada pelo órgão competente.
  2. Mercado Público
  3. Todo Trade Turístico aderindo aos cinco selos do Programa: a)Qualidade BC Sustentabilidade; b) Atendimento ao Turista; c) Acessibilidade; d) Medidas Sanitárias; e)Segurança Turística.
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -