- Publicidade -
- Publicidade -
23.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Retrospectiva 2023: Instituições não governamentais de Balneário Camboriú

Todos os anos o jornal Página 3 publica uma retrospectiva do ano, lembrando o trabalho de sindicatos, associações, secretarias do Poder Executivo, instituições beneficentes, trabalhos legislativos e das melhores imagens captadas por profissionais ou amadores da fotografia.

Nesta reportagem acompanhe a opinião dos líderes representantes dos principais sindicatos, associações e demais entidades não governamentais que têm importante contribuição no desenvolvimento de Balneário Camboriú.


(Arquivo Pessoal)

Principais realizações 2023

XIX Conferência Estadual da Advocacia, que reuniu mais de cinco mil advogados no Centro de Eventos de BC (Divulgação/OAB/SC)
  1. Atuação da OAB no acompanhamento e contribuição à sociedade juntamente com as demais entidades do terceiro setor, em temas relevantes como a obra na Estação de tratamento de esgoto do município entre outros.
  2. Realização do projeto 4ª na OAB, que aproximou a OAB da comunidade, com encontros semanais tratando de diversos temas jurídicos e sociais.
  3. Por fim, o maior evento jurídico do Estado de Santa Catarina que se realizou na Expocentro, com a coordenação da Seccional Catarinense e da Subseção de Balneário Camboriú, onde se reuniram mais de 5.500 advogados na XIX Conferência Estadual da Advocacia.

Prioridade 2024

“A prioridade para 2024 é manter as portas da OAB abertas a todos e todas, indistintamente acolhendo os advogados e a comunidade, sempre buscando o diálogo entre as instituições, continuando a forte e presente contribuição com a sociedade e junto às prerrogativas dos advogados”.


(Vizzotto Comunicação)

Principais realizações 2023

Formação da primeira turma de Ajudantes da Construção Civil, em novembro (Foto Vizzotto Comunicação)
  • Nossa participação efetiva na Revisão do Plano Diretor de Balneário Camboriú, com presença do Sinduscon em mais de 200 horas de reuniões, divididas em 50 conferências e encontros de câmara técnica; 
  • Nosso engajamento na Campanha Venha Trabalhar na Indústria da Construção, deflagrada no segundo semestre deste ano pela FIESC e cuja primeira turma formamos em novembro, com entrega de certificados e premiações;
  • Entrega de estudos trimestrais – em um total de quatro pesquisas ao longo do ano – com dados gerenciais de extrema relevância ao nosso associado, referentes ao cenário do mercado imobiliário em nossa base territorial.

Prioridade 2024

“Vamos investir na capacitação de mão de obra, incentivando o jovem a vir para a indústria da construção e fazer carreira no setor, contribuindo para reduzir o problema da falta de mão de obra qualificada que atinge a construção civil em nossa região”.


Arquivo Pessoal.

Principais realizações 2023

  • CDL Saúde – Telemedicina: o serviço objetiva dinamizar os atendimentos em saúde dos seus associados e dependentes. Por meio desse serviço a um custo baixo, os usuários podem demandar consultas com médicos de diferentes especialidades sem precisar ir aos consultórios. São mais de 70 mil médicos disponíveis na plataforma.
Evento de aniversário dos 46 anos da CDL em que foi lançado o APP da CDL BC.
(Divulgação/CDL/BC)
  • APP da CDL BC: lançado no aniversário de 46 anos da entidade, o APP apresenta diferentes vantagens para o comércio local, incluindo acesso ao sistema SPC Brasil, consulta a convênios e informações de eventos, cursos, treinamentos, locação de espaço, clube de vantagens, entre outras informações. O canal também conta com novidades permanentes, tanto em informações institucionais da CDL, quanto em serviços e ações da cidade.
  • Viagem de Encantos Natal 2023: Com o propósito de incentivar lojistas e empresários da cidade a decorarem vitrines e fachadas nesta época do ano, a CDL de Balneário Camboriú lançou a 3ª edição do concurso Viagem de Encantos Natal 2023. São mais de 100 empresas inscritas. Os vencedores ganharão viagens para a Buenos Aires, na Argentina (1º lugar); Porto Seguro (2º Lugar) e duas diárias no Chocoland Hotel Gramado (3º lugar). O quarto e quinto colocados receberão passaportes VIP do Grupo Oceanic. A empresa vencedora do Voto Popular também será contemplada com passaporte VIP para as atrações do Oceanic.

Prioridade 2024

  • Organizar e sediar em Balneário Camboriú, em conjunto com a CNDL e FCDL SC, a 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista. Serão cerca de 5 mil dirigentes e empresários de todo o Brasil no Expocentro BC. A última vez que Santa Catarina sediou uma Convenção Nacional do Comércio Lojista foi em 2010, em Florianópolis.
(Arquivo Pessoal)

Principais realizações 2023

Café de Ideias, um dos destaques 2023 (Divulgação/AMPE)
  • Café de Idéias, realizado dia 18 de abril;
  • Sessões de Negócios nos dias 28 de junho e 18 de outubro;
  • ECM2023 (Empreendendo Como Mulher edição 2023), primeira edição, realizada dia 21 de novembro.

Prioridade 2024

“Alcançar ainda mais os empreendedores de Balneário e Camboriú para salientar a importância da aprimoração como empreendedor e de participar de uma comunidade de apoio onde irá auxiliar no sucesso da empresa”.


(Arquivo Pessoal)

Principais realizações 2023

Curso de qualificação no Sechobar (Divulgação/Sechobar)
  • Cursos Gratuitos de Inglês direcionado para atendimento em Turismo em parceria com o Senac. Formamos mais de 40 profissionais!
  • Os Acordos Coletivos de Trabalho aumentaram consideravelmente com as empresas ramo hoteleiro e gastronômico, fazendo com que os trabalhadores e trabalhadoras tenham pisos diferenciados e benefícios acima da Convenção Coletiva.
  • Mais uma vez o Sechobar fechou a convenção coletiva de trabalho acima do INPC. Continuamos com o maior piso da categoria em nível nacional. Desde 1º de outubro  ninguém pode ser contratado por menos de R$2.110,00 após a experiência. Esse é o salário mínimo da nossa categoria, não é salário para profissionais com experiência, esses ganham bem mais de acordo com a política de cargos e salários de cada empresa.

Prioridade 2024

“Em parceria com o Ministério Público do Trabalho, vamos intensificar as fiscalizações referente a regulamentação dos 10% da taxa de serviço, jornada de Trabalho, a obrigatoriedade de homologar as rescisões no Sindicato, entre outros casos comuns e que algumas empresas insistem em não cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho e voltaremos com a tradicional Corrida de Garçons e Garçonetes”.


(Arquivo Pessoal)

Principais realizações 2023

Em ação do protejo Visite BC e Região Costa Verde & Mar, no Paraguai (Divulgação/BC Convention)

“Falar de 2023 é leve, estamos fechando com chave de ouro.

Foram muitos projetos executados com sucesso como BNT Mercosul, Balneário Saboroso, Fórum MICE, representatividade em feiras, apoio em novas conquistas de linhas aéreas, rodadas de negócio e muito mais.

Entre tantas entregas, acredito que a captação de eventos e congressos já trouxeram resultados positivos, com estatísticas reais de melhor ocupação no turismo como destino de negócios, juntamente ao Visite BC e Região Costa Verde & Mar, projeto este que visitou 24 cidades fazendo um conjunto de impacto direto ligado ao marketing de destino da nossa Balneário Camboriú.”

Prioridade 2024

“Para 2024, será apenas seguir com entusiasmo esta mesma linha, dando continuidade a capacitação sobre nosso destino e ao apoio a captação de eventos, trabalho este que sempre será necessário e o BC Convention se dedica com ênfase.

Estamos atentos aos desafios, que sempre acontecem, mas acreditamos na força do associativismo e dos nossos parceiros e apoiadores”.


(Arquivo Pessoal)

Principais realizações 2023

Conecta 2023 – Palestra do Professor Clóvis de Barros Filho (Divulgação/Acibalc)
  1. Conecta 2023:
    • O evento Conecta 2023 foi um sucesso. Realizado no Hotel Sibara nos dias 22 e 23 de agosto, reuniu uma multidão de empresários, empreendedores, e visionários do mundo dos negócios. Os destaques incluíram palestras sobre inteligência artificial, cases de sucesso empresarial e a inspiradora apresentação do Professor Clóvis de Barros Filho sobre uma vida significativa.
  2. Prêmio Cambori 2023 – Empreendedores de Sucesso:
    • Neste evento, são homenageadas empresas que comemoram aniversários de múltiplos de 5 anos. Além disso, o evento inclui a entrega do troféu Mulher Destaque, reconhecendo duas mulheres notáveis por seu impacto social e trajetória empreendedora. O evento valoriza o associativismo, a colaboração e a união entre os membros da associação, empresários locais e patrocinadores, e é uma celebração do sucesso e da inovação na comunidade empresarial local.
  3. Representatividade:
    • A Acibalc tem desempenhado um papel crucial na representação e defesa dos interesses locais, atuando ativamente em diversos conselhos municipais e comitês; no Fórum das Entidades e ETE; no Comitê da Bacia do Rio Camboriú e Selo Social e no Observatório Social.

Prioridade 2024:

Estamos animados e cheios de expectativas. Nossa contínua representatividade e participação em iniciativas vitais refletem nosso compromisso com o crescimento e a prosperidade de Balneário Camboriú e Camboriú. Os eventos de sucesso como o Conecta e o Prêmio Cambori – Empreendedores de Sucesso, nos inspiram a elevar ainda mais nossos padrões e a criar mais oportunidades para o desenvolvimento empresarial. Esperamos fortalecer nossa rede de influência, nossas capacitações, continuar nossa jornada de inovação e colaboração, e celebrar mais histórias de sucesso em nossa vibrante comunidade empresarial. 2024 promete ser um ano de conquistas significativas e impacto duradouro, à medida que trabalhamos juntos para um futuro próspero e sustentável”.


(Arquivo Pessoal)

Principais realizações 2023

Miguel Ignacio Fajardo, diretor executivo da Viagens Clube Turismo  apresentando na BTL-Lisboa (Divulgação)
  1. A Receptur-BC em mais um ano de trabalho junto às Agências de Receptivo focou fortemente na divulgação de Balneário Camboriú, não só pelo Brasil assim como no Mercosul. 
  2. Participação pela primeira vez da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) representados por Miguel Ignacio Fajardo, diretor executivo da Viagens Clube Turismo de Balneário Camboriú e com excelentes repercussões para Balneário Camboriú. 

Prioridade 2024

“Temos como objetivo, em 2024, continuar fortalecendo o nosso setor. Ainda temos muito trabalho pela frente e continuaremos representando essa cidade maravilhosa que acolhe milhares de turistas a cada ano”


(Arquivo Pessoal)

Principais realizações 2023

(Divulgação/Sindisol)
  1. Em 2023, o Sindisol reformulou seu formato de trabalho, elegeu nova diretoria – atualmente presidida por Rodrigo Vieira (Hotel Vieiras) e Gabriela Moro (Chaplin Restaurante) na vice-presidência;
  2. Desenvolveu papel ativo nos debates do Plano Diretor de Balneário Camboriú. 
  3. Realizou diferentes cursos de capacitação da mão-de-obra, em parceria com empresas de capacitação, para o setor de hotelaria e gastronomia, ajudando a trazer mais conhecimento e profissionalização do mercado.

Prioridade 2024

“O planejamento estratégico que está sendo definido ao longo deste ano irá nortear os próximos passos do Sindisol em 2024, e a entidade entende que são necessárias novas ações para fortalecer ainda mais dois dos principais setores econômicos da região”.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -