- Publicidade -
- Publicidade -
22.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Retrospectiva 2023: Instituições sociais de Balneário Camboriú

Todos os anos o jornal Página 3 publica uma retrospectiva do ano, lembrando o trabalho de sindicatos, associações, secretarias do Poder Executivo, instituições beneficentes, trabalhos legislativo e das melhores imagens captadas por profissionais ou amadores da fotografia.

(Foto de Josiane Steil)

Principais realizações 2023

“O ano de 2023 foi um ano bom para nossa entidade, continuamos com a obra do nosso prédio de 4 andares em frente à atual sede da APAE que deu início em 2022. Este prédio acomodará cerca de 80 crianças e adolescentes, que atualmente são atendidos em uma casa alugada próxima a APAE.
Quanto aos atendimentos podemos fechar com saldo positivo, os 244 educandos de 2 meses a 80 anos tiveram várias atividades e atendimentos nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.

Agradecemos a todas as pessoas que de uma maneira ou de outra colaboraram com a APAE, em especial ao Jornal Página 3 que já é nosso parceiro há muitos anos”.

Prioridade 2024

“Para o ano de 2024 nossa prioridade é finalizar a tão sonhada obra, já protocolamos junto ao governo do estado um termo aditivo para receber o saldo de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais), para finalizar, pois infelizmente a obra encontra-se parada, contamos com o governador Jorginho Melo para liberar este valor já no início de 2024”.

Sandra Luchtenberg (diretora da APAE), Manuel Bonson dos Santos (aluno autodefensoria), Camila Walesko (aluna Autodefensoria) e Margid Buckstegge (presidente da APAE) (Foto Gleuseli Magnanti da APAE)

(Foto Divulgação/RFCCBC)

Principais realizações 2023

Chá mobilizou 700 pessoas que ajudaram no custeio das despesas (Foto Divulgação/RFCCBC)
  • Chá beneficente realizado em maio, no Clube Ariribá, com a presença de 700 pessoas. Na ocasião arrecadamos fundos para o custeio de nossas atividades direcionadas a toda a população feminina de Balneário Camboriú.
  • Outubro Rosa é uma campanha de intensificação sobre a conscientização da prevenção do câncer de mama e colo uterino, através de atividades educativas como a realização de palestras, totalizando 50, em diversos ambientes, como escolas, empresas privadas, obras de várias construtoras, igreja e etc. atingindo aproximadamente um público de 1.670 pessoas.
  • Grupo de Apoio Amor Maior é onde disponibilizamos diversos atendimentos destinados as pacientes oncológicas, dentre esses atendimentos estão as atividades multiprofissionais como: nutricionista, psicólogas, oncologistas, fisioterapia e várias terapias integrativas. Todas realizadas por profissionais da área.

Prioridade 2024

Dar continuidade com a nossa missão prestando um atendimento de excelência em relação a prevenção do câncer de mama e colo uterino; e oferecendo um acolhimento humanizado a todas que necessitam de apoio ao serem diagnosticadas.

(Foto Divulgação/RFCCBC)

(Foto Arquivo Pessoal)

Principais realizações 2023

Unimed aderiu à causa, através de parceria com a EHK (Foto Waldemar Cezar Neto)
  1. A gestão profissional, com padronizações nas rotinas, contabilidade e documentações em dia, o que, além de ser o correto, rendeu a conquista da doação de produtos de Receita Federal, por ter sido o melhor projeto que eles receberam este ano; 
  2. A expansão dos relacionamentos com órgãos públicos e empresas privadas, resultando em parcerias com marcas consolidadas como Unimed, Portonave, Havan, Fort, LinceTech, Dalpet, PetCare, Krater e Outlet Porto Belo, adesão à causa;
  3. A efetivação da inclusão dos cães de assistência, nos apoio às demandas sociais; A entrega de cães-guias e cães de assistência para apoio à famílias onde tem pessoas com TEA, e os cães que apoiam coletivamente, em instituições como AAPD, AMA, APAE, lares de idosos, escolas, creches, secretaria de saúde e hospital.

Prioridade 2024

“Em 2024, a Escola HKeller pretende implantar o curso de Braille, gratuitamente, à comunidade de Balneário Camboriú e região, podendo receber alunos a partir de 8 anos. Continuará apoiando o desenvolvimento dos profissionais e terá ampliação de sua equipe de treinadores e instrutores de cães-guias e, de profissionais dedicados à IAA – Intervenção Assistida por Animais; e com o apoio do prefeito Fabrício Oliveira e sua equipe, a Escola HKeller espera implantar uma pista de treinamento outdoor, que será muito útil para a capacitação dos cães e, vai contribuir para que Balneário Camboriú seja cada vez mais conhecida, como a cidade mais inclusiva do Brasil”.


(Foto Arquivo Pessoal)

Principais realizações 2023

Mais de 600 animais esperam um novo lar (Divulgação/VivaBicho)
  1. Até novembro deste ano foram acolhidos na ONG mais de mil animais, dos quais mais de 650 foram adotados; vivem no abrigo atualmente cerca de 600 cães e gatos;
  2. Mais de 500 castrações foram realizadas;
  3. Mais de 250 animais foram atendidos em emergências.

Prioridade 2024

“Nossa prioridade é diminuir o abandono de animais, fazer 1000 adoções e assim reduzir o número de animais abrigados de 600 para 300 e também reformar pelo menos 150 recintos para melhor abrigar os animais (consertar telhados, paredes, portões, telhas, muro, encanamento de água e esgoto)”.


(Arquivo pessoal)

Principais realizações 2023

A capacitação do Itinerante reuniu três mil professores (Divulgação/AMA Litoral)
  1. A realização de cerca de 24.591 atendimentos aos usuários e suas famílias, com a equipe multidisciplinar e a continuidade do projeto Itinerante nas escolas municipais, através do qual desenvolvemos uma capacitação com os quase 3 mil professores da rede municipal em parceria com a Secretaria de Educação/BC.
  2. A implantação do PDI, Projeto de Desenvolvimento Integrado, que oferece além do atendimento individual, clínico, também o atendimento em grupo.
  3. O Projeto Oficinas, com o grupo de jovens onde fomos contemplados através de edital com a parceria do Instituto Rogério Rosa que nos trouxe a oportunidade de realizar o Projeto Estampando Oportunidades, que trouxe um novo caminho para os objetos de encaminhamento de nossos jovens ao mercado de trabalho.

Prioridade 2024

“Esse ano promete,  a inauguração da sede própria que será em meados de fevereiro e a reforma da casa da Alvin Bauer que será nosso centro de avaliação e estimulação  precoce, onde já foi feita a indicação do estado para nos auxiliar na reforma deste espaço”.


(Arquivo Pessoal)

Principais realizações 2023

Projeto dos Atendentes Eficientes abrindo espaço no mercado de trabalho (Divulgação/AmorpraDown)
  1. A construção do Centro Regional de referência em Síndrome de Down, em andamento em Itajaí, investimento de R$ 1.800.000,00 do governo do Estado com a Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE. São 700 m² que possibilitarão ampliar as vagas de atendimento e oferecer novos serviços.
  2. O projeto dos Atendentes Eficientes em parceria com o Instituto Rogério Rosa – IRR, Centro de Eventos BC e a empresa Única de Curitiba/PR. Esse projeto permitiu que 17 jovens iniciassem sua inserção no mercado de trabalho nos eventos que acontecem no Expocentro
  3. A conquista do selo Doar. O selo é um certificado de qualidade e transparência das organizações. Este é o primeiro Selo brasileiro para o setor. Inspirado em selos similares ao redor do mundo. São 52 critérios divididos entre aspectos de Causa e Estratégia, Governança, Contabilidade e Finanças, Gestão, Recursos Humanos, Estratégia de Financiamento, Comunicação, Prestação de contas e Transparência. A Amor pra Down conseguiu atender 48 critérios e por isso recebeu o selo A+

Prioridade 2024

“A inauguração do Centro Regional de Referência em Síndrome de Down, além da abertura da filial de Itapema e ampliar oferta de mais serviços para as crianças e jovens, mais  a criação do grupo de socialização que tem o objetivo de saídas dos jovens e adultos para se divertirem e conhecerem novas pessoas”.


(Arquivo Pessoal)

Principais realizações 2023

Afadefi representou Balneário Camboriú em várias competições municipais, estaduais e nacionais (Divulgação/Afadefi)
  1. Participações em campeonatos municipais, estaduais,  nacionais e internacionais, com excelentes resultados, em várias modalidades, entre eles, medalha de bronze da atleta Allana Maschio, no Parapan- americano,  realizado no Chile, além de recordes nacionais no atletismo, com as atletas Brenda e Carol. O técnico da Afadefi Caique Rovigo conquistou o título de melhor treinador do Campeonato Brasileiro;
  2. Mais de 5 mil atendimentos clínicos com associados foram realizados pela equipe multidisciplinar; 
  3. Foram realizados diversos passeios proporcionando aos associados  a oportunidade de conhecer e viver novas experiências e também foram realizados sete grupos de apoio aos associados e famílias.

Prioridade para 2024

“Vamos dar todo suporte às pessoas com deficiência e buscar recursos financeiros para novos projetos”.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -