- Publicidade -
- Publicidade -
30 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Retrospectiva 2023: Secretariado Municipal – Parte 2

Todos os anos o jornal Página 3 publica uma retrospectiva do ano, lembrando o trabalho de sindicatos, associações, instituições beneficentes, trabalhos legislativos e das melhores imagens captadas por profissionais ou amadores da fotografia. Nesta reportagem acompanhe a opinião dos secretários e diretores de departamentos da prefeitura da cidade. Cada um falou sobre os principais projetos desenvolvidos por suas pastas em 2023 e qual a prioridade para 2024.

Todos foram convidados, mas nem todos retornaram o contato da reportagem.

Os 15 secretários e diretores serão publicados em duas edições consecutivas, identificadas como Parte 1 (já publicada 30/12) e Parte 2

(Renata Rutes)

“Não dá para deixar de citar essas cinco situações: Troca da sede da Secretaria de Segurança, Clínica Social, Operação Lei e Ordem, Criação do Pós Crime e Alinhamento Estratégico com a Polícia Militar. Com o apoio total do prefeito Fabrício Oliveira isso tudo foi possível.

O secretário em frente à nova sede (Renata Rutes)

Se eu pudesse escolher alguma coisa para 2024 seria a permanência do Tenente Coronel Vicente à frente do 12 Batalhão de Polícia Militar. Isso possibilitaria repetir a vitória que foi até agora o ano de 2023 [nota da redação: Rafael Vicente deixou o comando do 12BPM em 15/12 e foi substituído pelo Ten-Cel Éder Jaciel]”.

(Arquivo Pessoal)

“Um destaque importante é a continuidade do nosso programa do Selo de Turismo Qualificado. Nós tivemos uma grande adesão este ano, mostrando a importância deste projeto para o nosso trade. Inclusive outros municípios nos procuraram para implementar este programa na cidade, então realmente é um grande marco, um legado que fica. O programa é contínuo, lançamos o segundo (primeiro foi de Sustentabilidade), que foi o de Atendimento ao Turista, que tivemos mais de 400 colaboradores já no primeiro treinamento.

 Outro item importante foram os nossos eventos que realizamos na cidade – nós melhoramos muito a qualidade da entrega, tivemos um aumento significativo na participação da comunidade. 

Não posso deixar de citar também o Centro de Eventos porque nós estamos recebendo muitos eventos na cidade. Inclusive para o ano que vem tem poucas datas disponíveis – deveremos ter uma alta demanda na vinda de eventos para a cidade e isso reflete muito no nosso comércio, restaurantes, hotelaria. Realmente a cidade quebrou a sazonalidade – neste ano ficamos na média de 67% de ocupação hoteleira, que é uma média boa, considerável, e tenho certeza que no próximo ano, com o trabalho que vem sendo feito, o aumento da média com certeza vai acontecer.

(Divulgação/Sectur)

Para 2024, eu cito o Masterplan, que já estamos há nove meses planejando. Será o rebranding do turismo de Balneário Camboriú, com padronização da divulgação. Vamos mudar nossa comunicação, trabalhando muito o público final. Vamos apresentar em fevereiro todo esse plano de ação. Nós temos certeza que iremos atingir um público diferenciado, em lugares nunca antes atingidos. Nós temos um estilo de promoção da cidade e iremos continuar porque dá certo, mas vamos entrar com novos produtos, novas etapas de divulgação porque o público mudou muito. A compra está muito online, então a gente vai posicionar a cidade como uma cidade de experiências, uma cidade de parques, dos atrativos turísticos. Focaremos no fato de que deixamos de ser uma cidade apenas de Sol & Mar. Temos belíssimas praias, mas hoje nós temos o que nenhum destino do Brasil tem, que é uma quantidade de parques, atrativos, dentro da cidade, isso tudo aliado à praia, ao Centro de Eventos, gastronomia, segurança… realmente é um momento especial que a gente vai ter no próximo ano”.

(Arquivo Pessoal)

“Entendo que foram várias conquistas e avanços que a Autarquia Municipal de Trânsito teve ao longo de 2023, levando segurança viária para todos que vivem e visitam Balneário Camboriú. Dentre elas destaco:

(Divulgação/PMBC )
  1. BC BUS, transporte coletivo gratuito e de qualidade; 
  2. Segurança escolar nas escolas municipais contabilizando 8 mil atendimentos só este ano pelo Agentes de Trânsito, além das centenas de eventos esportivos e culturais da cidade sem registro de sinistro no trânsito; 
  3. Em relação ao nosso cidadão, foram julgados mais de 15 mil recursos em defesa de autuação e mais de 6 mil recursos na JARI, dando resposta eficiente e rápida aos recursos de autuações por infração no trânsito, além da análise de mais de 4 mil indicações de condutores. 

Poderia destacar o brilhante serviço de sinalização e engenharia de trânsito que trouxe maior fluidez com implantação de novos semáforos, etc. 

Para 2024, nossa prioridade é a implantação final do novo estacionamento inteligente, diversificar as campanhas educativas para o trânsito; substituição dos pontos de ônibus para maior conforto do nosso usuário; capacitação total de nossos funcionários não somente na parte operacional como de legislação, para que assim estejam sempre atualizados e aptos ao serviço; implementar as mudanças físicas necessárias para uma melhor gestão dos serviços prestados pela autarquia; dentre outras. E a meta principal é chegar em 100 km do plano cicloviário, ligando totalmente o município de norte a sul, leste a oeste, proporcionando segurança e fluidez à micro mobilidade humana”.

(Arquivo Pessoal)

“Finda mais um ano e a Fundação Cultural segue com o trabalho intenso. Temos agora os pagamentos dos 39 projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo e o lançamento do edital da LIC (20 de dezembro), no valor de 1 milhão e 600 mil reais, para execução dos projetos em 2024. 

Neste ano, vejo como feitos mais importantes da Fundação Cultural o investimento na infraestrutura da Cultura de Balneário Camboriú, como a reforma da fachada biblioteca, a reorganização do Espaço Arte e Cultura, na Praça da Cultura, e a pintura do Teatro Municipal Bruno Nitz, que integra o Museu a Céu Aberto da cidade; 

Festas culturais com recorde de público (Divulgação/FCBC)

O investimento nos nossos artistas e agentes culturais, com o credenciamento e contratação de atrações culturais para as festas culturais Raízes de Taquaras, Festa da Tainha, Festa do Pescador, Acampamento Farroupilha, Festival da Canção, Festival Estado de Rock e Música na Feira com Nóis é da Barra. Todos esses eventos tiveram recorde de público, fato que nos deixa com muito orgulho do nosso trabalho, da nossa entrega para a comunidade; e por fim, é muito importante, os chamamentos públicos que fizemos. Por editais públicos, damos oportunidades iguais para que todos os interessados participem das atividades culturais. É democratizar a Cultura. Então, cada edital que lançamos, seja de fomento aos projetos culturais, seja de participação em feiras e eventos, seja para apoio às festas, é a comunidade participando com igualdade de oportunidade da vida cultural de Balneário Camboriú. Em 2023 foram 12 os editais lançados pela Fundação Cultural. 

Para 2024, a prioridade é a reforma da Galeria Municipal. Reconhecemos ser esta a prioridade há algum tempo, mas já licitamos 2 vezes sem sucesso. Estamos agora trabalhando para mudar o termo de referência, a fim de possibilitar que empresas do ramo possam se interessar pela obra. A Galeria é muito importante e faz falta no cenário Cultural da cidade”.

(Arquivo Pessoal)
  • Concessão do Morro do Careca: a licitação do Morro do Careca foi concluída com êxito e trará para o município 62 milhões de reais em outorgas provenientes do pagamento do valor do aluguel pelo m² ofertado pela concessionária vencedora da licitação.
Morro do Careca terá muitas novidades (Reprodução)
  • Sala do Empreendedor: Com atendimento especializado e serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEIs), além de consultoria, palestras e cursos, a Sala do Empreendedor tem como objetivo a desburocratização e simplificação de todo o processo de constituição, alteração, baixa e licenciamento de empresas. Até o início do mês de dezembro/2023 já soma mais de 6,8 mil atendimentos registrados, incluindo os atendimentos da Subprefeitura da Barra. O serviço prestado é gratuito. 
  • Programa de Inovação e Desenvolvimento Econômico: Atuação constante na atração de empresas de base tecnológica da região e fora do estado para o desenvolvimento do nosso ecossistema de inovação a partir dos incentivos fiscais e econômicos do programa INOVA BC. Dentro do contexto da inovação para a educação, realizamos a 3ª edição do Programa Futuros Disruptivos, em parceria com outros atores locais. 

Para 2024 tem em nosso cronograma o lançamento do Edital de Licitação para a Concessão da Passarela da Barra e do Mercado Público, bem como a continuidade das ações recorrentes voltadas à Inovação e ao Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú”.

(Arquivo Pessoal)

“O PROCON participou durante o ano de 2023 da operação conjunta denominada Lei e Ordem, na qual todos os Bairros do Município foram visitados pelos fiscais de relações de consumo, no intuito de garantir segurança aos munícipes no comércio em geral. Na oportunidade foram apreendidos os mais variados produtos, seja por prazo de validade extrapolado, seja por estarem inadequados para o consumo. Considerando o registro de aproximadamente 200 casos pelo setor de atendimento sobre a contratação de empréstimo consignado, sem a devida anuência do consumidor, os fatos foram denunciados à 6ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú para encaminhamento e investigação. 

(Divulgação/ProconBC)

Além disso, pelo departamento de fiscalização foram identificadas as instituições bancárias e seus correspondentes, restando os mesmos autuados. 

Por fim, no intuito de garantir aos consumidores a informação acerca dos menores preços dos produtos básicos, potencializando seu poder de compra, o PROCON passou a publicar mensalmente a lista para cesta básica, que inclui alimentos, itens de higiene pessoal e de limpeza, sendo possível a consulta no site oficial da Prefeitura Municipal”.

- Publicidade -
(Arquivo Pessoal)

Conquistas de 2023: 

  • Operações Conjuntas para Manutenção da Ordem Pública: No decorrer de 2023, o Departamento de Fiscalização desempenhou um papel vital em operações conjuntas, colaborando efetivamente com outras Secretarias e as forças de segurança, como a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Essas iniciativas visavam garantir a ordem pública, promovendo a segurança e a tranquilidade em nosso município. 
(Divulgação/PMBC)
  • Ordenamento dos Comércios Ambulantes: Focamos nossos esforços na organização dos comércios ambulantes, tanto nas movimentadas faixas de areia das praias de Balneário como em toda a extensão da cidade. A implementação de medidas eficazes resultou em um ambiente mais organizado, propício para o comércio responsável e uma experiência mais agradável para moradores e turistas. 
  • Resolução de ordenamento das vias de Balneário Camboriú: Resolvemos diversos problemas, com relação a ocupação indevida de terrenos em todos os bairros. Essa ação não apenas restaurou a ordem e a segurança, mas também proporcionou alívio para os residentes locais que enfrentavam perturbações constantes. 

Metas para 2024: 

  1. Temporada Organizada e com Ordem: Para o próximo ano, nosso principal objetivo é garantir uma temporada organizada e com ordem. Buscaremos aprimorar ainda mais nossas práticas de fiscalização, assegurando que eventos sazonais ocorram de maneira coordenada e harmoniosa, beneficiando tanto os cidadãos locais quanto os visitantes. 
  2. Parcerias Estratégicas para a Segurança Urbana: Reconhecendo a importância da colaboração interinstitucional, estabeleceremos parcerias estratégicas com outras entidades e organizações voltadas para a segurança urbana. Essa iniciativa visa fortalecer ainda mais a presença e a eficácia de nossas ações, promovendo um ambiente mais seguro e tranquilo para todos os cidadãos. 
  3. Fortalecimento da Fiscalização de Obras: Implementaremos estratégias para fortalecer a fiscalização de obras, garantindo que construções e reformas estejam em conformidade com as normas municipais. Buscaremos a prevenção de impactos negativos nas comunidades e a promoção de um crescimento urbano sustentável. 4) Incentivo à Regularização de Estabelecimentos Comerciais: Desenvolveremos programas para incentivar a regularização de estabelecimentos comerciais, simplificando processos e oferecendo suporte técnico. O objetivo é fortalecer a economia local, proporcionando um ambiente empresarial mais seguro e transparente”.
(Arquivo Pessoal)

“O fato número um é ter consolidado, no ano de 2023, Balneário Camboriú como a cidade na rota dos grandes eventos esportivos. Isso fomentou de maneira brilhante e aqueceu a economia da nossa cidade com os diversos eventos que nós fizemos, desde os de pequeno porte, e os de grande porte, como o Mundial de Beach Tênis, dentre outros eventos, como o último que aconteceu, da Confederação Brasileira de Surf. 

2023 foi o ano que a gente coloca a bandeira, se consolida dentro do estado de Santa Catarina como um dos municípios que recebe os maiores eventos esportivos. 

Também foi um grande avanço interno, o projeto de lei aprovado, reajustando a questão salarial dos profissionais de Educação Física aqui da Fundação. Esses profissionais vinham há pelo menos 10 anos cobrando esse reajuste. Nós conseguimos dar esse avanço merecido pela carga de trabalho, de entrega, do excelente trabalho que todos os profissionais aqui fazem. Foi um ano bem bacana que os profissionais estão finalizando de cabeça erguida, contente. Tem que avançar para o ano de 2024, mais valorização, com um novo reajuste, mas dentro dessas etapas o ano de 2023 foi um marco aqui para os profissionais.

Atletas Douglas e Anny no Pan-Americano. Na foto com os técnicos Daia e Diogo Gamboa (Divulgação/FMEBC)

Não poderia deixar de citar, no ano de 2023 nós tivemos dois atletas revelados pela Fundação, pelos professores de atletismo, disputando essa que é a maior competição das Américas, que foi os Jogos Pan-Americanos no Chile, Douglas Mendes e Anny de Bassi. Isso eu vou carregar para sempre dentro do coração, porque foi bem bacana mesmo, com um trabalho sensacional do professor Diogo, da professora Daiana, que vão para cima, enfrentam as dificuldades, entregam resultado. Foi muito lindo, um marco esportivo de 2023. 

Para 2024 nós queremos entregar as grandes obras que planejamos. Vai ser um ano de bastante entrega, um ano bem bacana – destaco o campo do Bairro dos Municípios, que é agora o complexo da CBF, o skatepark também lá no Bairro dos Municípios, as concessões que estamos planejando também fazer, além do fomento e o aumento de participantes nas nossas escolinhas e oficinas. Hoje nós concorremos com a tecnologia, concorremos com todos esses meios tecnológicos, então essa vitória tem que ser nossa. Esperamos manter a realização dos nossos eventos que aconteceram em 2023, principalmente o Mundial do Beach Tennis, que consolidou Balneário Camboriú como a capital nacional do Beach Tennis”.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -