- Publicidade -
- Publicidade -
24.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Retrospectiva -Balneário Camboriú em imagens

“A foto ‘Kamloops Residential School’, de Amber Bracken, para o The New York Times, venceu o prémio de melhor fotografia do ano do World Press Photo 2022. 

Na imagem vencedora, vestidos vermelhos e cor de laranja pendurados em cruzes ao longo de uma estrada fazem uma homenagem às crianças que morreram naquela que foi a maior escola residencial para estudantes indígenas no Canadá. No ano passado, foi descoberta uma vala comum com restos mortais de 215 crianças nesta antiga escola, na Bristish Columbia, encerrada em 1978”.

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras.

- Publicidade -

Na era da tecnologia, fotografar tornou-se um ato comum, um ‘clic’ de celular e a imagem está presa na memória. Ato contínuo ela se transforma em meio de comunicação com outras pessoas, ela viaja, ela pode ser transformada, iluminada, mas o momento continua o mesmo.

Nesta retrospectiva de 2022, a reportagem reuniu imagens de Balneário Camboriú, feitas por profissionais ou amantes desta arte de fotografar. Acompanhe:

Rivo Biehl

(Foto Rivo Biehl)

Julho 2022 – “Último engenho de farinha de Taquaras. Seu Raul e Dona Lala mantendo a tradição da Farinhada”


Hildo Jr., fotógrafo

(Foto Hildo Jr)

Julho 2022 – “A harmonia perfeita e divina entre céu e terra”


Devian Zutter, cinegrafista

(Foto Devian Zutter)

Julho 2022 – “Pesca da Tainha, movimento de tradição, na praia de Taquaras” 


Flávio Fernandes – fotógrafo

(Foto Flávio Fernandes)

Outubro 2022 – “Correspondência: O que está em cima é como o que está embaixo”


Waldemar Cezar Neto – jornalista

(Foto Waldemar Cezar Neto)

Novembro 2022 – “A foto que mais gostei neste ano não é de minha autoria, foi a do caminhão de mudanças no Palácio do Planalto. A foto de minha autoria, na lagoa de aeração da Emasa, feita com um telefone celular, foi a primeira colocada no 1º Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental, promovido por subsidiárias da Aegea em nossa região”.

- Publicidade -

Lígia Spernau, artista

(Foto Ligia Martins)

Julho 2022 – “Difícil escolher uma… esse ano o céu deu lindos espetáculos, mas escolhi essa, porque a ‘lagoinha’ da nova Praia Central, na Barra Sul, aparece em forma de coração”.


Dieter Klaus Bubeck, fotógrafo

Novembro de 2022 – “Ao ver este belo entardecer dourado não perdi a oportunidade de registrá-lo”


Celso Peixoto, fotógrafo

(Foto Celso Peixoto)

Maio 2022 – Esta foi a terceira vez que fotografei a esquadrilha da fumaça, mas foi a primeira vez que consegui um céu perfeito. Nas duas anteriores, o céu estava cinza”.


Marcelo Fernandes, fotógrafo

(Foto Marcelo Fernandes)

Agosto 2022 – Ensaio realizado em Balneário Camboriú para o artista @berejuk e a modelo @ana.paulapiccoli


Brianne Lee, fotógrafa e laboratorista

Abril 2022 – “A maior gratificação foi poder através da lei de incentivo à cultura (LiC) poder passar meu conhecimento adiante e ter compartilhado momentos de alegria com os mentorados. Essa imagem pra mim vale mais que um pôr do sol, pois remete a felicidade de morar em uma cidade que apoia e incentiva as áreas artísticas e culturais”.


Fab Diniz, jornalista

(Foto Fab Diniz)

Abril, 2022 – “Foram centenas de fotos durante o ano, mas escolhi para essa retrospectiva uma especial da orla de Balneário, e uma das coisas que sempre gostei na Avenida Atlântica são as cores da manhã, quando o sol está subindo, essa luz realça tudo e é especial”

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -