- Publicidade -
- Publicidade -
25 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Retrospectiva – Secretaria da Pessoa Idosa (SPI): Construção do Centro Dia para Idosos de Balneário Camboriú é o maior desafio da Secretaria para 2023

De todos os planos e projetos para 2023, a construção de um Centro Dia é o mais ‘desafiador’, disse a secretária da Pessoa Idosa, Juliethe Nitz.

(Divulgação/SPI)

“O principal objetivo é continuar priorizando qualidade de vida para os maiores de 60 anos, mas a construção desse Centro Dia é um grande desafio para o próximo ano”, disse Juliethe.

Uma reforma na sede da SPI também está nos planos. O local é muito frequentado, diariamente dezenas de idosos se reúnem em oficinas ou para palestras e a ideia é aumentar esse espaço. 

- Publicidade -

Nesta reportagem a secretária Juliethe fala sobre o trabalho de 2022 e o que espera de 2023. Acompanhe:

As principais conquistas de 2022

  1. Proporcionar às pessoas com mais de 60 anos de Balneário Camboriú atividades que as deixem saudáveis, fisicamente e mentalmente, promovendo felicidade.
  2. Fortalecimento das ações de proteção ao idoso, sendo Balneário Camboriú reconhecida nacionalmente e internacionalmente como cidade modelo em políticas públicas para a pessoa idosa. Iniciando a Rede Municipal de Proteção à pessoa idosa junto com várias secretarias, proporcionando assim recebermos o selo prata da EBAPI pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pelo Governo Federal.
  3. Parcerias do setor privado com a Secretaria da Pessoa Idosa, como o recebimento de doações de equipamentos pela Construtora FG, participação de empresas nos eventos, profissionais voluntários para as oficinas, lei da empresa parceira do Idoso para através do cartão municipal da pessoa idosa, terem desconto no comércio, além do incentivo para as pessoas doarem seu imposto de renda para o fundo municipal da pessoa idosa, deixando assim seu imposto no município.
Divulgação/SPI

As principais metas para 2023

  1. São vários os objetivos já traçados para 2023, mas a principal meta é continuar proporcionando qualidade de vida para os 60+ da nossa cidade e para isso, queremos não só ampliar a secretaria com uma boa reforma, mas também aumentar as oficinas nos bairros.
  2. Buscar mais empresas para aderirem ao Selo Empresa Parceira  do Idoso, assim como mostrar para a população em geral como é fácil deixar o seu imposto de renda no município e investir em projetos que contribuam com os idosos, como por exemplo, um aplicativo da Secretaria da Pessoa Idosa, dando maior acessibilidade a tudo que o município proporciona para eles.
  3. O mais desafiador é o início da construção do Centro Dia,  projeto este que enquanto vereadora já havia indicado ao poder público. Desde 2019 o prefeito Fabrício já vem trabalhando, tendo que dar uma pausa com a pandemia e retomando os trabalhos neste ano, concluindo o projeto arquitetônico junto com o setor privado. Agora estamos em busca de recursos federais, estaduais e um dos principais é através do Fundo Municipal do Idoso, porque toda empresa com lucro real pode doar 1% do Fundo e deduzir do Imposto de Renda, para então iniciar o processo de construção”.
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -