- Publicidade -
- Publicidade -
19.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

‘Abraço à Vida’ fez 22,7 mil atendimentos neste ano em Balneário Camboriú

A faixa etária que mais procura ajuda é de 25 aos 50 anos e mais mulheres, mas está aumentando a quantidade de homens

Nesta terça-feira (10) é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, data para discutir a saúde mental e assim prevenir suicídios. Balneário Camboriú possui um programa de apoio a quem tem ideações suicidas, o Abraço à Vida, que atende gratuitamente moradores da cidade, com atuação 24h todos os dias da semana. 

Somente neste ano foram realizados 22,7 mil atendimentos (a média é de cerca de 12 atendimentos/pessoa, podendo ser mais ou menos; desde a criação do programa, em 2018, foram 161,4 mil atendimentos.

Setembro Amarelo na Casa da Família

O programa Abraço faz parte da Secretaria de Inclusão Social de Balneário Camboriú, e tem sua sede na Casa da Família, localizada na Rua 3.100. 

A secretária Christina Barichello explica que sempre no mês de setembro realizam muitas ações como palestras e uma caminhada, mas por este ano ser ano eleitoral, estão impedidos. 

“Mas estamos atuando internamente na Casa da Família, pois são quase duas mil pessoas/dia que passam pela Casa. Também estamos fazendo parceria com o CVV, que fica dentro da Casa da Família e em todas as aulas que acontecem na Casa, estamos sempre reafirmando a importância de não deixar ir até a última gota do copo e procurar ajuda para encontrar a saída, se você estiver sofrendo com algum problema emocional”, diz.

22,7 mil atendimentos em 2024

Christina salienta que há pesquisas que indicam que quem tem ideações suicidas não quer morrer e sim acabar com a dor que está sentindo. 

Ela lembra que o suicídio não é algo consciente e racional e sim algo que a pessoa que está acometida pela dor, pelo ‘processo depressivo’ sente. 

“A pessoa não consegue enxergar uma esperança, uma luz no fim do túnel, mas há! A faixa etária principal que nos procura é de 25 aos 50 anos e mais mulheres, mas está aumentando a quantidade de homens. Os homens normalmente procuram o programa quando passam por algo marcante – luto, separação, desemprego, pois ainda existe a cultura do homem precisar ‘ser forte’, mas vale lembrar que fazer terapia não é ato de fraqueza e sim um grande ato de coragem”, acrescenta.

Moradores do Centro são os que mais procuram; ansiedade e ideação suicida são as principais motivações

Os moradores que mais procuram o Abraço são os do Bairro Centro, seguidos por Nações, Municípios e Vila Real.

“A principal motivação é ansiedade e ideação suicida, além de depressão, conflitos de trabalho, abuso de substância, automutilação, conflito de relacionamento/familiar e luto. Vejo que o Setembro Amarelo, assim como a campanha Janeiro Branco, é um alerta. É quando a mídia se une, as pessoas refletem sobre saúde mental, porém casos de depressão, ideação suicida e ansiedade acontecem todos os dias e é importante falarmos de saúde mental diariamente, pois nem todas as cidades têm programas como o Abraço. As pessoas também devem refletir quando procurar o Abraço – quando realmente estiverem precisando de auxílio imediato, urgente, pois se conseguem esperar e fazer o tratamento, há também o CAPS, por exemplo, mas estamos aqui para auxiliar os moradores de Balneário Camboriú. Há solução e esperança”, completa Christina.

O Abraço à Vida é um programa municipal voltado para a saúde mental, com atendimento 100% gratuito para moradores de Balneário Camboriú via 47 99822322, 24h, todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -