A campanha do Dia do Mundial da Amamentação, que iniciou nesta terça-feira (1), tem como tema “Apoie a Amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.
O Núcleo de Atenção Aleitamento Materno (NAAM) da Secretaria de Saúde, realiza várias atividades até o final deste mês, quando é lembrado o Agosto Dourado, que incentiva a amamentação.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno segue até a próxima segunda-feira (7), com objetivo de conscientizar e levar informação sobre a importância do leite materno na vida de uma criança.
Neste ano, o tema trabalha com ações que podem melhorar as condições de amamentação no trabalho, fundamentar a licença remunerada e ainda informar as pessoas sobre as perspectivas dos pais trabalhadores em relação à amamentação e paternidade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), criou o Agosto Dourado visando ampliar a luta pelo incentivo ao aleitamento materno. A simbologia da cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Uma dessas ações que incentivam a amamentação é a “7° Hora do Mamaço” , quando um grupo de mães se reúne e troca experiência sobre esse ato de alimentar seu filho. O encontro será neste sábado (5), das 9h às 15h, no Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), na Rua México, no bairro das Nações.
Programação do Agosto Dourado:
A programação iniciou nesta terça-feira (1) com um ‘Café com conversa’com um grupo de gestantes sobre aleitamento materno, no Grupo Aconchego Sling Dance.
- Dia 5 – 7ª Hora do Mamaço
- Dia 7 – Orientação sobre Aleitamento Materno no Posto de Atenção Infantil
- Dia 15 – Dia da Gestante
- Dia 25– Encontro das Mães Borboletas
- Dia 31 – II Seminário de Aleitamento Materno