A ala pediátrica anunciada pelo prefeito Fabrício Oliveira na noite de quinta-feira (19) fica em anexo ao Hospital Municipal Ruth Cardoso e atenderá crianças sintomáticas (com suspeita de Covid-19), já que o número de casos suspeitos entre o público infantil vem aumentando. O objetivo é o de evitar que as crianças fiquem próximas dos adultos infectados. Serão seis leitos de observação e dois de emergência. A expectativa é que esses leitos sejam disponibilizados na próxima semana.
A secretária de Saúde, Leila Crócomo, explica que houve aumento geral dos casos de pacientes sintomáticos, incluindo as crianças.
“Todo sintomático é suspeito, ainda não há muitos casos em Balneário de crianças confirmadas com o vírus, mas como aumentaram as sintomáticas, decidimos abrir essa ala”, salienta.
Segundo Leila, a ala de pediatria já estava sendo construída, mas não estava em funcionamento ainda, e então, diante do aumento de casos de Covid, decidiram agilizar a mobília para abri-la e atender as crianças suspeitas.
“Até então elas estavam sendo atendidas no pronto-socorro, mas agora terão essa ala própria, que conta com dois consultórios de observação e dois para atendimento dos casos suspeitos, sendo dois leitos de emergência e seis de observação. Ainda não tivemos nenhum caso de criança que precisou ser entubada, mas as que precisarem de UTI são encaminhadas para o Hospital Pequeno Anjo, de Itajaí, porque Balneário não possui UTI pediátrica”, acrescenta.