Associação Viva Parkinson realiza encontro nesta quarta para divulgar o trabalho que realiza em Balneário Camboriú

A instituição está crescendo e busca apoio (e novos voluntários) para realizar o sonho da sede própria

- Publicidade -
- Publicidade -

Apartamentos novos terão impacto do aumento do IPTU escalonado até 2030

Diante da gritaria de compradores de imóveis novos, construtores e corretores, a administração Juliana Pavan resolveu mudar a forma...

Ex-prefeitos de Balneário Camboriú falam sobre o legado que deixaram e o futuro da cidade

Nos 62 anos de Balneário Camboriú, o Página 3 ouve quem comandou a cidade de 1989 em diante

Comércio: comandante da PM estica a corda, mas “ele não manda na cidade”

O comandante da PM em Balneário Camboriú está queimando pontes com sua ideia fixa de fechar as lojas de...

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Associação Viva Parkinson realiza um encontro nesta quarta-feira (15), às 14h, na Secretaria da Pessoa Idosa, para apresentar o trabalho de acolhimento e orientação, que transforma a realidade de pessoas diagnosticadas com a doença de Parkinson, assim como dos seus familiares e cuidadores.

A presidente Vanessa (Divulgação/Viva Parkinson)
A presidente Vanessa (Divulgação/Viva Parkinson)

“Mais do que fornecer informações de saúde, a associação foca na qualidade de vida, na reabilitação integral e, acima de tudo, na socialização. Para muitos, nossos encontros representam a oportunidade de sair de casa, vencer o isolamento, trocar experiências e perceber que não estão sozinhos nessa jornada. Cada sorriso e conversa compartilhada funcionam como um estímulo vital”, disse a presidente da Associação, Vanessa Segalla.

Rotina de Cuidados

A Associação realiza encontros às quintas-feiras, na Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú, das 9h às 11h30, com dois temas.

Das 9h às 10h30 (Mente, Voz e Conexão): rodas de conversa e palestras com profissionais de diversas áreas da saúde. Dedicamos um tempo especial aos exercícios de voz e ao nosso ensaio de coral, onde cantamos e praticamos trava-línguas para trabalhar a fala e a dicção. Antes de irem embora, os participantes recebem exercícios cognitivos para levar para casa, ajudando a manter o foco, a atenção e a memória sempre ativos.

Das 10h30 às 11h30 (Corpo e Movimento):

  • O foco passa a ser a mobilidade e o bem-estar físico, através do projeto Karatê para Parkinson, além de exercícios de alongamento e, eventualmente, práticas de yoga.
  • O Toque do Cuidado Manual acontece a cada 15 dias, nas sextas-feiras, para atividades de artesanato. É um momento terapêutico precioso que exercita a motricidade fina, a criatividade e a paciência.

O sonho da sede própria

A Viva Parkinson de Balneário Camboriú conta com uma equipe de voluntários, com apoio de duas fisioterapeutas, uma fonoaudióloga, uma maestrina, especialistas em exercícios cognitivos (mente), além de colaboradores que realizam atendimentos de massagem, auriculoterapia e coordenam o artesanato.

“No entanto, o tempo e a estrutura de que dispomos atualmente limitam o nosso alcance. Por não termos uma sede própria, o tempo reduzido na secretaria nos impede de oferecer o atendimento individualizado e contínuo que gostaríamos, como sessões completas e regulares de fisioterapia para todos”, explicou a presidente.

- Continue lendo após o anúncio -

Diante desta realidade, o sonho é conquistar uma sede própria, para ampliar os dias de atendimento, estruturar consultórios e salas de reabilitação e criar um verdadeiro centro de referência e convivência.

“Para tornar esse sonho realidade, precisamos de duas forças fundamentais: parcerias, doações ou apoios e novos voluntários, profissionais capacitados da área da saúde (médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos) assim como pessoas dispostas a doar seu tempo e amor à causa”, detalhou a presidente.

Divulgação/Viva Parkinson

Reprodução
Reprodução
- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas