As mulheres de Balneário Camboriú que tiverem interesse em colocar Dispositivo Intrauterino (DIU) já podem se inscrever diretamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de casa, para participar do mutirão que acontece no próximo dia 5 de abril, na UBS do Bairro dos Municípios.
A previsão é de que até o mês de agosto aconteçam 10 mutirões de colocação de DIU na cidade (veja o cronograma no final da matéria).
Segundo a enfermeira técnica do Cuidado da Saúde da Mulher, Priscila Pimentel Costa, caso o número de interessadas seja maior do que a demanda que podem atender nesse mutirão do dia 5 de abril, o nome já fica agendado para o próximo.
A lista de espera pela colocação do DIU chegou a ter cerca de 800 mulheres (610 foram atendidas pela secretaria de Saúde entre julho do ano passado e março deste ano, sendo que 400 delas foram contempladas nos mutirões), mas hoje a fila está zerada.
“Referente aos outros nomes que estavam aguardando o procedimento, alguns desistiram, outros fizeram laqueadura ou optaram por outro método contraceptivo. Já temos alguns nomes agendados para esta ação do mutirão, por isso é importante que as mulheres procurem sua unidade e manifestem a vontade de passar pelo procedimento”, explica.
Além do mutirão, as mulheres que querem colocar DIU, podem marcar diretamente na UBS – segundo a enfermeira, a mulher manifesta o interesse pelo procedimento e na outra semana ela já consegue colocar o dispositivo.
“Isso só foi possível devido a capacitação oferecida aos enfermeiros que atuam na rede municipal. Nas duas primeiras etapas realizadas – a primeira no ano passado – 43 enfermeiros foram capacitados para realizar as inserções de DIU. Como ainda existem enfermeiros interessados na capacitação, vamos oferecer uma terceira etapa de treinamento, para que eles sejam certificados e tenham autonomia para realizar o procedimento”, diz.
Cronograma de mutirões
Os mutirões acontecem sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Municípios. Quem tiver interesse, deve fazer a solicitação de agendamento em sua UBS de referência.
- Abril – Dia 5
- Maio – Dias 3, 17, 24 e 31
- Junho – Dia 28
- Julho – Dias 5, 12 e 26
- Agosto – Dia 8