- Publicidade -
- Publicidade -
22.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú confirma quinta morte por dengue: cidade tem 5.396 casos da doença

A quinta morte por dengue em 2024 em Balneário Camboriú foi confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) nesta sexta-feira (17). Também foi divulgado nesta sexta o boletim atualizado de casos – a cidade tem 5.396 positivos, de um total de 11.520 casos suspeitos.

A quinta vítima de dengue em Balneário Camboriú em 2024 é um homem de 89 anos, com comorbidades, que morava no Bairro Vila Real. A morte ocorreu dia 4 de maio, no Hospital da Unimed.

As outras vítimas foram uma mulher de 87 anos, com comorbidades, residente no Centro. Ela morreu em 24 de março, no Hospital do Coração; homem de 73 anos, com comorbidades, morador do Bairro dos Municípios. Morreu em 12 de abril, no Hospital Municipal Ruth Cardoso; mulher de 92 anos, com comorbidades, que morava no Centro. A morte ocorreu dia 11 de abril, na residência da vítima; e uma mulher de 72 anos, sem comorbidades, moradora do Centro da cidade. A morte ocorreu dia 30 de abril, no Hospital do Coração.

- Publicidade -

Mais de cinco mil casos

Em uma semana, aumentaram 626 casos de dengue em Balneário Camboriú. Nesta sexta (17) a prefeitura divulgou 5.396 positivos, de um total de 11.520 casos suspeitos. Há uma semana eram 4.770 laudos confirmados. Vale lembrar que 963 aguardam a liberação de resultado. Dos casos positivos, 5.253 são considerados autóctones (contraídos na própria cidade). Oito foram importados de outros municípios e 135 são indeterminados.

Saiba reconhecer os sintomas e onde ser atendido em Balneário Camboriú

Os principais sintomas da dengue são febre, cefaleia, mialgia (dor muscular), artralgia (dor nas articulações), dor de cabeça. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.

Para pacientes com suspeita da doença, a Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú disponibiliza o Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue, que funciona anexo ao antigo pronto-socorro do Hospital Ruth Cardoso (Rua Angelina, s/n – Bairros dos Municípios). O local abre de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e aos sábados, das 7h às 19h, com atendimento exclusivo para moradores da cidade com cadastro ativo na rede de saúde. Aos domingos e no período noturno, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA das Nações) e o Pronto Atendimento 24 horas (PA da Barra) também recebem a população.

Pessoas com sintomas leves podem buscar atendimento via Telemedicina, sem precisar sair de casa. A consulta é on-line e gratuita pelo link bcmaissaude.com.br. Outras maneiras de acessar a Telemedicina podem ser lidas aqui (clique aqui).

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -