Balneário Camboriú terá um novo Polo Ambulatorial a partir de abril, que será instalado no Posto de Atenção Infantil (PAI), para aplicação da Palivizumabe (medicamento que protege contra o vírus sincicial respiratório).
Entre os municípios da região da Foz do Rio Itajaí, Balneário Camboriú apresentou a segunda maior demanda para esta imunoproteção nos últimos anos.
Além do local (PAI), Balneário Camboriú irá disponibilizar profissionais para esse atendimento; já os insumos serão destinados pelo Estado.

Segundo informação da prefeitura, hoje, Balneário Camboriú atende uma média de 13 crianças que realizam o tratamento com a imunoglobulina. Porém, o polo que será instalado na cidade atenderá crianças de outros municípios, como Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. O governo municipal não soube informar quantas crianças a mais dessas cidades serão atendidas.
Capacitação
Na quarta-feira (26) mais de 200 médicos clínicos gerais, pediatras, enfermeiros e farmacêuticos das redes municipais de saúde dos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú, Piçarras, Bombinhas, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo participaram de uma capacitação realizada no auditório da Câmara de Vereadores de Balneário, organizada pela Atenção Primária à Saúde Regional da Associação dos Municípios da Região do Foz do Rio Itajaí (Amfri), com o apoio da Secretaria de Saúde.
O curso tratou da aplicação da imunoglobulina Palivizumabe.
Presente no evento, a secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Aline Leal, destacou a importância da capacitação e disse que a partir de abril, Balneário passará a ter o Polo Ambulatorial. Hoje, os pacientes do município recebem o medicamento no polo de Itajaí.
“A inauguração deste polo irá oferecer a esses pacientes um atendimento mais ágil, sem a necessidade de se deslocar ao município vizinho. Assim, a assistência prestada aos lactentes será fortalecida. É um grande avanço na saúde que conquistamos para Balneário Camboriú”, disse.
Além da capacitação de quarta-feira, os profissionais da rede municipal de saúde de Balneário Camboriú irão acompanhar, no próximo mês, a aplicação do medicamento na prática, no polo de Itajaí