A secretária municipal da Saúde, Leila Crócomo disse que Balneário Camboriú aplicou 4.506 doses da vacina contra a poliomielite durante a Campanha Nacional de Multivacinação que encerrou na sexta-feira (30), em todo o país.
A meta era imunizar 6.495 (100%) das crianças de zero a 5 anos, mas como no resto do país, a campanha não correspondeu à expectativa do Ministério da Saúde.
“Em Balneário Camboriú alcançamos 69.37% da meta estabelecida. Agora as vacinas serão feitas na rotina, conforme calendário nacional”, informou Leila.
A secretária lembrou que todos os esforços para atingir a meta foram feitos na campanha que começou dia 8 de agosto, teve dois Dia D, foi aplicada aos sábados em diferentes bairros, foi levada para as creches do município e no início de setembro foi prorrogada por mais 30 dias e neste período, também chegou às escolas privadas (nem todas autorizaram).
“Não medimos esforços, porque o objetivo da campanha foi o de impedir que a poliomielite que foi erradicada no país, retorne”, disse Leila, lembrando que a vacina segue disponível.
Além da Campanha Nacional contra a Poliomielite, teve a Campanha de Multivacinação que aplicou 6.042 doses contra Hepatites A e B, Pentavalente, Tetraviral, Pneumocócica, Rotavírus, Febre Amarela, DTP, Varicela, Tríplice Viral, Meningocócica ACWY e HPV para crianças e adolescentes até 14 anos.
Todas as vacinas continuam sendo aplicadas nos postos de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h (no Posto Central da Rua 1500 das 8h às 17h).