A fase catarinense do Movimento Nacional pela Vacinação, lançado em fevereiro pelo Ministério da Saúde, para retomar a confiança da população brasileira nas vacinas, inicia nesta segunda-feira (16), em Balneário Camboriú.
A ação inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas ao longo de 2023, incluindo a multivacinação de crianças e adolescentes.
Nos três estados do sul, a campanha começou sábado (14) e segue até o próximo dia 28.
Além da tentativa de retornar à cultura vacinal no país, o movimento nacional quer evitar a volta de doenças já eliminadas, como a poliomielite, já que a cobertura da vacinação sofreu forte queda nos últimos anos.
O Movimento foi dividido em regiões e equipes do Ministério da Saúde estão percorrendo o país realizando oficinas com gestores para ajustar a estratégia da vacinação, de acordo com a realidade de cada estado.
Além da Covid-19, serão ofertadas a BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Tríplice Viral, Tetra Viral, DTP, Febre Amarela, Varicela, Gripe (influenza), HPV, Meningocócica ACWY, difteria/tétano e Poliomielite.
Em Balneário Camboriú, as doses estarão disponíveis em todas as salas de vacina, na segunda-feira (16), das 8h às 12h e das 13h às 17h (com exceção da Unidade Central, que não fecha para o almoço). A campanha segue até o dia 28.
As doses serão aplicadas de acordo com a faixa etária correspondente (a lista completa está no documento em anexo). Adultos que desejarem atualizar a carteirinha de vacinação também podem ser imunizados.
No dia 21 (sábado), está agendado o Dia D de Multivacinação, que ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h.