Uma leitora do Página 3 registrou na manhã desta segunda-feira (30) uma capivara morta na Praia Central da cidade, na altura da Rua 2.500. A situação merevce cautela por conta dos casos de gripe aviária que estão vitimando animais marinhos no Rio Grande do Sul.
O Governo do RS investiga neste momento a morte de mais de 550 mamíferos aquáticos, entre leões-marinhos e lobos-marinhos, e a suspeita é de gripe aviária porque eles morreram onde há focos da doença (Praia do Cassino, Santa Vitória do Palmar e Torres).
O jornal repassou o caso ao Corpo de Bombeiros, que acionou a Ambiental para retirar o animal da praia.
A secretária do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, informou que o animal foi recolhido às 8h15 desta segunda-feira, mas que não é possível saber a causa da morte sem uma autópsia, que será feita.
“Os sinais clínicos são neurológicos e/ou respiratórios. Mas esse é um caso isolado de morte de capivara. Não temos nenhum outro registro”, afirmou a secretária.
O secretário de Saúde, Omar Tomalih, também foi informado sobre a situação, a qual definiu como ‘lamentável’ e disse que irá pedir para que verifiquem a causa da morte.
Há poucos dias uma aves silvestre (trinta-réis), teve a morte confirmada por gripe aviária, em Barra Velha.