- Publicidade -
- Publicidade -
20.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Carnaval em Balneário Camboriú vai ter ‘Arrastão da Saúde’ e equipe médica em tempo integral

O Carnaval de Balneário Camboriú terá ações de Saúde para informar e conscientizar a população em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e também com atendimento médico 24h no Centro de Controle Operacional.

Equipe do CISS em ação no Carnaval 2022 (Divulgação/PMBC)

Arrastão da Saúde

Segundo a secretária de Saúde de Balneário, Leila Crócomo, por meio do Centro Integrado Solidariedade e Saúde (CISS) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), será promovida a ação de conscientização ‘Arrastão da Saúde’, durante o Carnaval na cidade, no domingo e segunda (19 e 20), das 18h às 22h, pelas ruas da cidade.

O objetivo é o de informar e conscientizar a população em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

- Publicidade -

As equipes do CISS e CTA farão a entrega de material informativo em relação ao tema, assim como preservativos. Também haverá a realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais no Centro de Controle Operacional (CCO), que fica na Praia Central, na altura do Calçadão da Avenida Central.

Testar também é prevenção

A coordenadora do CISS/CTA, Kayane Marques Lima, disse que sexta-feira (17), entre 19h e 2h, as equipes visitaram casas noturnas da cidade fazendo trabalho de prevenção, distribuindo material informativo e preservativos.

“No domingo e segunda (19 e 20) a equipe do CTA juntamente com a equipe do CISS estarão realizando na orla da praia e bares na Avenida Atlântica o Arrastão, que será um trabalho de conscientização e prevenção, entregando preservativos, explicando sobre o trabalho que realizamos nas unidades e chamando a comunidade para se testarem no CCO, onde ofertaremos testagem de HIV, sífilis e hepatite B e C. A comunidade poderá testar das 18h às 23h. Nossa meta este ano é conseguir conscientizar a população que se testar também faz parte da prevenção, juntamente com os métodos que já conhecemos”, explica.

Atendimento médico 24h no CCO

CCO estará atendendo 24h na Praia Central (Divulgação/PMBC)

Leila informou que, em paralelo ao Arrastão, na noite de domingo e segunda também haverá equipe de saúde 24h no para atender os foliões, fazendo triagem, orientações, verificando glicemia, fazendo pequenos curativos e hidratação.

“Teremos equipe reforçada com médico, para auxiliar os moradores e visitantes que estejam aproveitando o Carnaval, já que sabemos que há pessoas que podem exagerar na bebida. O foco da triagem é para dar suporte às portas de urgência e emergência, desafogando atendimentos, porque a cidade vai estar bem lotada. Pedimos que as pessoas tenham consciência, se beberem não dirijam e que façam festa com responsabilidade, usando preservativo e deixando o carro em casa, para evitar acidentes. A diversão precisa ser responsável”, explica.

Não terá vacinação no Carnaval

A secretária informou ainda que não haverá vacinação durante o feriado de Carnaval, com atendimento retornando na quarta-feira (22), às 13h.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -