- Publicidade -
- Publicidade -
23.3 C
Balneário Camboriú

Casa de Acolhimento de Itajaí: em quatro anos, mais de 71 mil atendimentos

Este espaço é mais um serviço da Associação Madre Tereza (AMT), fundada há 12anos, na vizinha cidade

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú realiza operação ‘Fiscalização Máxima’ nesses próximos dias

Na tarde desta sexta-feira (16), a prefeitura de Balneário Camboriú iniciou a operação Fiscalização Máxima, que envolve diversas secretarias...

HOJE: Balneário Camboriú participa de movimento inédito no Brasil com simulado de desastres naturais

A Defesa Civil de Santa Catarina realiza, neste domingo (18), o maior exercício coordenado de evacuação e resposta à...

Balneário Camboriú recebe Exposição Internacional de Gatos de Raça, no próximo final de semana

Evento tem cunho social e apoia a ONG Viva Bicho: público é convidado a doar um pacote de granulado higiênico ("areia para gatos")
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Casa do Acolhimento, localizada no centro de Itajaí, completou quatro anos de atividades em fevereiro e neste período realizou mais de 71.500 atendimentos. 

O cálculo de média mais recente aponta 90 atendimentos diários, a maioria são pacientes do Hospital Marieta que geralmente vêm de outra cidade ou de bairros mais distantes para as consultas ou tratamentos oncológicos, como os de quimioterapia. Como dependem do transporte cedido pelas prefeituras, chegam cedo pela manhã e só conseguem ir embora no final do dia.

Nestas horas ociosas, ficam aproveitando a estrutura da Casa de Acolhimento. Tem televisão, internet, banheiros limpos, lanches, a presença de voluntários, festas em dias especiais, aconselhamento psicológico e uma série de outros benefícios.

(Divulgação/AMT)

A secretária da Associação Madre Teresa, Fabiana Passos, disse que essa atenção muda a rotina sofrida do tratamento. 

“Além de se sentirem acolhidos, os pacientes também se integram, se conhecem, fazem amizades e, juntos, sonham com um futuro sem a presença da doença”, disse.

O presidente da AMT, Maurício Gom, disse que do dia 1 de fevereiro de 2021 até 30 de abril deste ano, a Casa acolheu 71.504 pessoas. 

- Continue lendo após o anúncio -

Para ser um sócio solidário, basta acessar o site associacaomadretersa.org.br e doar.

O presidente da AMT explicou que a Casa de Acolhimento oferece vários serviços para os pacientes em tratamento que frequentam o local. Entre eles, o Banco de Lenços e Perucas, o Banco Ortopédico e o Banco de Sutiãs.

Banco de Lenços &Perucas

(Divulgação/AMT)

Existem centenas deles que são emprestados aos pacientes que passam por tratamentos cujo resultado é a perda dos cabelos. 

Como a demanda é grande, a Associação Madre Teresa mantém o recebimento constante desses materiais.

Banco de Sutiãs

Com foco em pacientes que passaram pela cirurgia no seio. São peças especiais, que oferecem reforço na sustentação dos seios depois de submetidos ao procedimento, de forma a evitar flacidez, proporcionar adaptação aos músculos e garantir que as suturas não cedam e tenham estabilidade. Além desses sutiãs pós-cirúrgicos, há ainda os tradicionais simples.

- Continue lendo após o anúncio -

Banco Ortopédico

Também faz parte das ações da Associação Madre Teresa o Banco Ortopédico. Com macas, cadeiras de rodas, muletas, cadeiras para banho e uma série de outros equipamentos, o serviço é para empréstimo de pessoas que necessitam desses aparelhos que os devolvem tão logo não necessitem mais. Atualmente são mais de 450 peças, guardadas no depósito da ArmazenaBem, empresa parceira da iniciativa.

Eventos fixos no calendário da AMT

(Divulgação/AMT)
(Divulgação/AMT)
(Divulgação/AMT)
  • Jornalista Amigo da AMT. realizado em abril, em celebração ao Dia do Jornalista, quando a Associação Madre Teresa concede uma placa de reconhecimento a 10 profissionais da mídia que sempre ajudam a disseminar as informações da entidade.
  • Rango Social, em abril, vende hamburgueres especiais com o apoio da equipe do Rango Social, grupo de amigos de Camboriú que se organiza para preparar os lanches de maneira voluntária. São vendidos em média 400 por edição.
  • Lanche de Páscoa, em março/abril, em parceria com o Rotary Club Itajaí Verde Vale, é realizado um lanche especial de Páscoa com ingressos vendidos e renda revertida à AMT. Reúne cerca de 400 pessoas.

Mais doações

(Divulgação/AMT)

Entre as diversas doações registradas, a entrega de recursos financeiros para aquisição de poltronas e reforma da Clínica João Paulo II, do Hospital Marieta 

Outra doação em parceria com o Rotary foi a Torre de Video Cirurgia, realizada no final de 2024 e o aparelho que já está em funcionamento, permite uma maior rotatividade de leitos, beneficiando diretamente a eficiência operacional do hospital. 

Essa qualificação à assistência aos pacientes cirúrgicos deve trazer maior satisfação àqueles que precisam passar pelos procedimentos, bem como reduzir riscos. Para os pacientes, os principais benefícios incluem menor tempo de internação, menor risco de infecção, menos dor no local do procedimento e retorno mais rápido às atividades habituais. 

Além disso, diferentes especialidades médicas podem fazer uso da Torre de Vídeo Cirurgias, como cirurgia geral, cirurgia urológica, cirurgia do aparelho digestivo, neurocirurgia, ortopedia e otorrinolaringologia.

“O Hospital Marieta já possuía este equipamento em seu parque tecnológico; entretanto, ele estava em operação há mais de 12 anos, sendo uma tecnologia agora obsoleta, sem peças de reposição em caso de necessidade de manutenção corretiva”, destacou à época o rotariano associado do Rotary Club de Itajaí-Porta do Vale e coordenador do projeto, José Alberto Noldin. 

- Continue lendo após o anúncio -

Ele reforça que, caso ocorressem problemas com alguma peça sem reposição, existia o risco de o hospital ficar sem o equipamento e os pacientes desassistidos.

“Para nós, era uma meta participar deste grande esforço conjunto para trazer este equipamento, porque sabíamos da importância dele para a comunidade de Itajaí e região. Nossa missão é trazer melhorias constantes para os pacientes do Hospital Marieta, e tudo o que estiver ao nosso alcance estará no radar de atuação dos voluntários”, afirmou o presidente da Associação Madre Teresa, Maurício José Gom. 

A AMT foi a entidade que identificou a necessidade e procurou os rotarianos para ajudar na busca por recursos.

Como surgiu a entidade

(Divulgação/AMT)

A iniciativa partiu de três mulheres altruístas: a advogada Janaina Palma, a então diretora geral do Hospital Marieta, Irmã Sandra Pedrinha, e a diretora executiva da Associação Empresarial de Itajaí, Olga Zanella. Juntas, foram atrás do apoio da classe empresarial para dar vida à Associação Madre Teresa. Ganharam o apoio do grupo e em 17 de agosto de 2013 foi constituída oficialmente a entidade, que tem caráter filantrópico e juridicamente é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

“Nós estávamos na diretoria da ACII e quando fomos procurados pela irmã Sandra, dona Olga e doutora Janaína para montarmos uma associação para ajudar o Hospital Marieta, conforme já havia em outras unidades hospitalares do Estado. Então fomos procurar empresários e outras pessoas com vocação para o voluntariado e, assim, nasceu a Associação Madre Teresa. O objetivo principal sempre foi fazer a interface do Hospital Marieta com a sociedade civil e a classe empresarial. Acredito que alcançamos esse objetivo. Aproveito para conclamar mais empresários e pessoas da sociedade civil dispostas a contribuir com essa nobre causa”, reforça o primeiro presidente e ainda voluntário, Marco Aurélio Seára Júnior que à época era também presidente da ACII.

Reconhecimento

O presidente da AMT Maurício Gom participou de uma entrevista na TVAL, em agosto de 2023, junto com o Deputado Vicente Caropreso e a voluntária da instituição, Bernadete Berto, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

“Durante esse encontro, a ALESC reconheceu e aplaudiu os 10 anos de dedicação da AMT, conforme proposição do Deputado Caropreso. Na ocasião, também tivemos a oportunidade de visitar a exposição que celebra uma década de realizações da AMT, localizada no espaço cultural da ALESC”, enfatizou Gom.

(Divulgação/AMT)

Selo Doar

Entre tantos reconhecimentos, atualmente a AMT também é acreditada com o Selo Doar, passando a integrar um seleto grupo de organizações brasileiras certificadas de forma independente que alcançaram o padrão mínimo de qualidade definido pelo Instituto Doar e baseados nos principais modelos de certificação internacionais para organizações da sociedade civil

(Divulgação/AMT)
(Divulgação/AMT)

Horário de atendimento administrativo

  • De segunda a quinta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 18h
  • Sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 17h

Horário de funcionamento Casa de Acolhimento Madre Teresa

  • De segunda a sexta-feira: das 6h às 19h

Serviço

  • Associação Madre Teresa – @amt_associacao
  • Administração: Av. Cel. Marcos Konder, 1111 – Centro, Itajaí (SC)
  • Casa de Acolhimento: Rua: Aderbal Ramos da Silva, 94, Centro, Itajaí (SC)
- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas