- Publicidade -
- Publicidade -
12.2 C
Balneário Camboriú
8 julho, 2025, 10:31

Conferência Municipal de Saúde de Balneário Camboriú segue até sexta-feira na Univali

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Novo trecho da Avenida Martin Luther foi liberado e terceira obra já foi sancionada

A inauguração do segundo trecho da Avenida Martin Luther aconteceu no domingo (6) e na ocasião, também foi sancionada...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A 8ª Conferência Municipal de Saúde, aberta para profissionais da saúde, sociedade civil organizada e moradores, inicia nesta quarta-feira (1) e segue até sexta-feira (3) no auditório da Univali, no Bairro dos Municípios.

Duas reuniões preparatórias aconteceram (Divulgação/PMBC)

As inscrições seguem abertas e podem ser feitas por este link.

A secretária da Saúde de Balneário Camboriú, Leila Crócomo, lembra que a Conferência acontece nestes três primeiros dias de março – nesta quarta será das 16h às 22h, na quinta das 8h às 19h e na sexta das 8h às 20h. 

“O tema principal é ‘Garantir os direitos e defender o SUS para todos’. As conferências acontecem de quatro em quatro anos, em todo o Brasil, e os temas discutidos por todas as cidades, nas etapas municipais, são levados então para as conferências estaduais e nacional, para que o tema seja colocado como garantia de existência de um sistema único e igualitário, mas para que isso possa acontecer é necessária a participação de profissionais de saúde, prestadores de serviços, gestores, mas principalmente da comunidade, dos que usam o sistema público de saúde”, explica.

Leila comenta ainda que para seguir garantindo os direitos da comunidade ao sistema público de saúde é necessário seguir investindo na capacidade de atendimento, principalmente na atenção primária e trabalhar com prevenção. 

- Continue lendo após o anúncio -

“Todos esses temas serão abordados, voltados para a população que realmente usa e participa, então essa conferência é momento único de participação de todos que fazem o uso desse sistema, com suas necessidades sendo apresentadas e discutidas, para que sejam levadas até mesmo a nível nacional”, acrescenta. 

O diretor do Departamento de Especialidades da Secretaria de Saúde, Victor Moreira de Moraes Lopes, salienta que o objetivo é discutir, analisar e construir políticas públicas tanto a nível municipal, estadual e federal, traçando um panorama histórico do SUS. 

“A importância da Conferência é porque o SUS é utilizado, gerido e monitorado principalmente pela comunidade. O SUS é gerido por duas leis orgânicas básicas, sendo que uma trata de que a comunidade precisa participar da gestão do SUS, que é a 8142, de dezembro/1990, então a participação da comunidade é essencial – sem a participação dos usuários do SUS não existe conferência”, pontua.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas