- Publicidade -
- Publicidade -
16.2 C
Balneário Camboriú

Dengue sob controle em Balneário Camboriú, mas prevenção não pode parar para evitar piora do cenário

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Trecho na Rua 2.450 foi interditado por risco de desabamento

A BC Trânsito informou, no final da manhã desta sexta-feira (27), a necessidade de interdição pela Defesa Civil de...

Arraiás, Festa do Peixe, concertos e mais atrações especiais em Balneário e região

O fim de semana chegou e será movimentado em Balneário Camboriú e região com feiras, shows, baladas, apresentações de...

Moradores em situação de rua agrediram e roubaram homem no Centro de Balneário Camboriú

Na noite de quarta-feira (25), no Centro de Balneário Camboriú, um homem, de 42 anos, foi abordado por dois...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O diretor de Vigilância Ambiental, David Iesus Cruz, responsável pelo departamento de combate à dengue, da Secretaria de Saúde, disse que ‘por enquanto’, a situação está sob controle em Balneário Camboriú. 

Até terça-feira (14), o município tinha 50 casos prováveis; três confirmados (um autóctone, um importado e um indeterminado e o registro de três turistas que vieram com o vírus.  

Mesmo assim, disse David, o cenário é preocupante porque a transmissão começou mais cedo que o normal.

O diretor David (Divulgação/PMBC)

“Com isso há uma projeção de que o cenário irá piorar gradativamente com o ápice em meados de março e abril”, destacou. 

Segundo o diretor, o município está se preparando para a alta demanda de casos através da contratação de novos agentes, através de processo seletivo que foi homologado nesta semana (13), então logo serão chamados. 

“Atingiremos o total de 75 agentes nas ruas, realizando o trabalho de orientação, eliminação mecânica dos depósitos, aplicações de inseticidas (fumacê) entre outras funções. 

Estamos para adquirir tablets para os agentes, dando mais dinâmica no fluxo de demandas e agilidade para podermos agir em tempo hábil, já que será atualizado todos os dados em tempo real. 

- Continue lendo após o anúncio -

O município ainda irá adquirir motocicletas para que a equipe consiga se deslocar em todo o território com mais rapidez também”, afirmou David.

Prevenir é o melhor remédio

Um fator importante para prevenir a dengue é a população ajudar a controlar e eliminar poças d´água na sua casa, seu pátio, nas calçadas em frente, não armazenar água em plantas, nada que não possa ser feito em 10 minutos.

Os principais cuidados são:

  • Esvaziar garrafas, potes, vasos e deixá-los tampados ou virados para baixo;
  • Guardar pneus em locais cobertos;
  • Limpar bem as calhas de casa;
  • Manter a caixa d´água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados e limpos;
  • Colocar areia nos pratos de vasos de planta;
  • Amarrar bem os sacos de lixo;
  • Não acumular sucata e entulho.

Sintomas

Fique atento aos sintomas e, caso persistam ou se agravem, procure uma Unidade Básica de Saúde em caso de:

  • febre alta;
  • dores musculares;
  • manchas vermelhas na pele;
  • dor de cabeça ou atrás dos olhos.
- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas