- Publicidade -
- Publicidade -
26.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Dezembro Vermelho: CISS/CTA apresentam números de atendimentos na Câmara de Vereadores

O último mês do ano é marcado pela Campanha Nacional do Dezembro Vermelho, ressaltando a importância da prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Em Balneário Camboriú, o Centro Integrado Solidariedade e Saúde (CISS), e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), proporcionaram mais de 7 mil atendimentos e mais de 15 mil testagens em 2023.

Nesta terça-feira (05), às 18h, os profissionais do CISS/CTA estarão presentes na Câmara Municipal de Vereadores para apresentar o trabalho que desempenham e o número de atendimentos registrados pelo Centro. Essa reunião também tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre as formas de contágio e tratamento destas doenças, que são marcadas pelo preconceito contra os diagnosticados.

Ao todo, foram registrados 7.265 atendimentos, divididos entre as especialidades oferecidas no CISS. A área de Infectologia registrou, até novembro, 3.968 atendimentos; a Pediatria 1.011; a Ginecologia 1.019; já a área de Urologia 176; e a de Pneumologia 630. A clínica do CISS registrou 425 atendimentos e a especialidade de dermatologia apresentou 36 atendimentos. O CTA, responsável pelas testagens, apresentou 15.306 testes até novembro deste ano, uma média de 1.400 testes por mês.

- Publicidade -

O CISS/CTA atende a população com uma equipe capacitada de 43 profissionais, entre eles médicos infectologistas, pediatras, ginecologista, urologista, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, entre outros. O Centro Integrado Solidariedade e Saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento estão passando por algumas melhorias internas, com o intuito de proporcionar um local mais acolhedor e humanizado aos pacientes.

Workshop para os profissionais da saúde

Para enfatizar ainda mais sobre a importância do Dezembro Vermelho, o CISS/CTA promove nesta terça-feira e nesta quarta-feira (06), um workshop para capacitar profissionais da saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Núcleos de Atendimentos, e outras unidades de saúde do Município.

A capacitação terá como tema principal o papel do CISS/CTA no tratamento de pacientes que convivem com HIV. O workshop também vai abordar temas como: hanseníase (doença infecciosa crônica e curável que causa, lesões de pele e danos aos nervos), toxoplasmose na gestação (doença que pode causar complicações para gestantes e pessoas com o sistema imunológico debilitado) e telemedicina na infectologia.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -