O Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) permanecerão abertos ao público nesta segunda e quinta-feira (28/11 e 1º/12), das 19h às 22h, em alusão à campanha do Dezembro Vermelho, que inicia nesta semana.
As unidades oferecerão testagem de sífilis, hepatites e HIV, além de consultas previamente agendadas.
Na sexta-feira (2) acontece, às 19h, na Univali de Balneário, a cerimônia que marca o início da comemoração dos 30 anos do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/HV.
A coordenadora do CISS/CTA, Kayane Marques Lima, lembra que no dia 1º de dezembro (quinta-feira) é o Dia Mundial de Luta contra Aids, data que serve para alertar a população que a doença continua presente e principalmente para lembrar que o melhor remédio é a prevenção (o uso de preservativo, a camisinha).
“Por isso, estaremos abertos nesta segunda e na quinta-feira (28/11 e 1º/12) das 19h às 22h, focando na campanha Dezembro Vermelho, que é muito esperada por nós, pois sempre relembramos que a prevenção é muito importante e que as pessoas precisam lembrar que o HIV não foi extinto, e infelizmente ainda há muito tabu com o teste, mesmo em pleno 2022”, diz.
Preservativo sempre
Kayane conta que em Balneário hoje há 3.200 prontuários ativos de HIV e por isso é tão importante que as pessoas se conscientizem da importância de usar o preservativo.
“É preciso nos prevenirmos. Quem tem vida sexual ativa precisa ter o cuidado. Esperamos receber muitas pessoas nessas duas noites, já que é após o trabalho, e o público pode aproveitar esse horário estendido, sem vir correndo. Gostaríamos muito que a população se mobilizasse e viesse testar, pois os casos têm aumentado e precisamos nos prevenir. A consciência de prevenção é muito importante, não podemos esquecer disso”, acrescenta.
30 anos do Programa
Na sexta-feira (2), iniciará a comemoração dos 30 anos do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/HV, com uma cerimônia especial, na Univali de Balneário, marcada para às 19h.
“Será o ‘start’ das comemorações dos nossos 30 anos, que é em maio/2023 (a instituição do Programa Municipal foi em 31 de maio de 1993). A partir de agora, toda ação que fizermos, será alusiva à data. Durante o evento de sexta haverá lembranças, fotos de funcionários, de eventos, de ações que ocorreram durante esses 30 anos. Os médicos na ativa e outros que não fazem mais parte da equipe estarão falando da importância do programa, assim como pacientes e funcionários”, pontua.
Ela disse que foi gravado um vídeo especial, com entrevistas de pessoas importantes nesses 30 anos de história, que será exibido durante o evento.
“Será bem bacana, para iniciarmos as comemorações, lembrando de como era e como é hoje. Toda a equipe se organizou e estamos bem empolgados para esse momento, que é um marco no Programa, com as comemorações acontecendo a partir de agora e seguindo durante todo o ano de 2023”, completa.