- Publicidade -
- Publicidade -
22.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer terá atividades preventivas em Balneário Camboriú

Nesta quinta-feira (21) é o Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer, e para lembrar a data a vereadora Juliethe Nitz, que foi secretária da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú, estará realizando atividades para prevenção da doença aos residentes da casa de repouso ILPI Paris Residence, localizada na Rua 1.101, no Centro da cidade. 

Atualmente a ILPI atende 34 idosos, com 60 anos ou mais, especializada nos graus II e III de dependência.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em torno de 1,2 milhão de brasileiros têm Alzheimer e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano no país. 

- Publicidade -
(Foto Gabinete da vereadora Juliethe Nitz)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 55 milhões de pessoas vivem com algum tipo de demência, sendo a mais comum a de Alzheimer, que atinge sete em cada dez indivíduos em todo o mundo. 

“Esses números implicam na necessidade de ações voltadas a doença, pois quando atinge um familiar, atinge todo o seu entorno, não há cura, mas há como retardar a aparição dos sintomas através de exercícios cognitivos”, afirma Juliethe.

O evento será na sede da instituição, tendo como parceiras a tecnóloga em Gerontologia, Pedagoga e Graduanda em Psicomotricidade, Gislaine Dias de Oliveira e da profissional de Relações Públicas e Graduanda em Terapeuta Ocupacional, Christiane Hass Braz.

“A ação tem como objetivo fortalecer a divulgação de informações sobre prevenção, sintomas iniciais, formas de retardar a aparição da doença e aconselhamento para os familiares dos pacientes. As atividades serão desenvolvidas para estimular e treinar as diferentes habilidades mentais com exercícios alvo, ou seja, capacidades de memorização, concentração, orientação, atenção, resolução de problemas, visando reestruturar ou enriquecer tais funções cognitivas cerebrais”, explica Juliethe.

A vereadora aponta que, além das atividades de estimulação das profissionais, participações especiais durante a tarde levarão música e arte aos idosos. 

A cantora Susi Brito, do Espaço Um Tom para Cantar, a cantora Ieda Arantes, de 86 anos, e um pianista Giovanni Sagaz farão um momento descontraído durante a tarde. 

Dona Ieda falará sobre a sua experiência de vida e de como a música a ajudou a se manter saudável mentalmente.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -