- Publicidade -
- Publicidade -
15.6 C
Balneário Camboriú

Evento “Nem Toda Maternidade é Rosa” reforçou importância da saúde mental materna

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Surf de Balneário Camboriú em luto: shaper Pita Tavares faleceu aos 44 anos

O shaper e surfista de Balneário Camboriú, Pita Tavares, de 44 anos, responsável pela fábrica de pranchas Exit Surf,...

ALERTA DE FRIO INTENSO PARA SANTA CATARINA

No Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, as mínimas variam entre 4°C e 10°C.

Reunião sobre intervenções da macrodrenagem na Rua 1.301 acontece segunda-feira

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano realiza na segunda-feira (23), às 19h, no Restaurante Dom Amado (anexo ao...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú recebeu na noite de segunda-feira (26), a roda de conversa ‘Nem Toda Maternidade é Rosa’, como parte da campanha Maio Furta-Cor. 

O evento, articulado pela vereadora Ciça Müller (procuradora da Mulher da Câmara) e organizado pela psicóloga perinatal Daniele Ilibrante, serviu como espaço de escuta, acolhimento e reflexão sobre a saúde mental das mães, um tema ainda pouco falado.

Voltado especialmente para mulheres que vivem a maternidade ‘em suas múltiplas fases e intensidades’, o encontro reuniu mães, profissionais da saúde, gestoras públicas e representantes da sociedade civil. 

“Durante mais de duas horas, o público pôde ouvir experiências potentes, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, de quem atua diretamente na linha de frente do cuidado”, disse a vereadora.

Ela segue dizendo que a maternidade não pode ser vivida com solidão e adoecimento e que criar espaços como esse é um passo importante para que o cuidado com as mães seja visto como um compromisso social e não apenas individual. 

“Nessa oportunidade desenvolvemos políticas públicas, que em breve serão propostas pelo nosso mandato”, acrescenta.

Quem participou da roda de conversa

Vereadores Ciça e Jade Ribeiro com a secretária da Saúde, Aline Leal (Fotos Gabinete/Ciça Müller)

A roda foi composta por Daniele Ilibrante, psicóloga perinatal, que falou sobre a saúde mental de mulheres na gestação, parto e puerpério com base em sua trajetória clínica e pessoal.

- Continue lendo após o anúncio -

Cláudia Barreto, fisioterapeuta, doula e educadora perinatal, que trouxe a visão do cuidado físico e emocional a partir do acompanhamento de gestantes e puérperas.

Anelise Furtado, psicóloga perinatal e psicopedagoga, que abordou o vínculo e os desafios emocionais da maternidade a partir de sua experiência profissional e de vida.

Priscila Pimentel, enfermeira obstetra e servidora pública há 15 anos, que compartilhou sua vivência no atendimento a gestantes na rede pública de saúde e destacou os desafios estruturais e avanços conquistados.

Aline Leal, secretária de Saúde de Balneário Camboriú, que reforçou o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas à saúde da mulher e apresentou os serviços oferecidos atualmente no município.

Acolhimento para as crianças durante o evento

(Fotos Gabinete/Ciça Müller)

O evento contou também com acolhimento para as crianças (para que as mães pudessem participar tranquilamente da roda de conversa), com Miriam Ramoniga – escritora, contadora de histórias e coordenadora da Biblioteca Municipal de Balneário Camboriú – com atividades de pintura, contação de histórias e cuidado recreativo, o que foi amplamente elogiado pelas mães participantes. A ação permitiu que elas pudessem acompanhar o evento com mais tranquilidade e presença.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas